sábado, 23 de março de 2013

Pare de Projetar





A sombra, segundo Jung, nos diz  para ignorar as próprias fraquezas e projetá-las nos outros.





Para evitar a sensação de que não somos bons o bastante, enxergamos os que estão ao nosso redor como se fossem suficientemente bons. Inúmeros exem­plos vêm à mente.

Alguns são triviais, enquanto outros são uma questão de vida ou morte. A mais recente atriz de sucesso no cinema é criticada por perder peso demais, enquanto uma nação inteira se torna mais obesa.

Movimentos contra a guer­ra são denunciados como antipatriotas, enquanto todos estão pagando impostos para matar cidadãos de um país que nunca fez mal algum à América. Todos usam a projeção como uma defesa para evitar olhar para dentro de si mesmos.

Percebam que essa é uma defesa inconsciente. O molde da projeção é a seguinte afirmação: "Não posso admitir o que sinto, então, imagino que você sinta".

Consequentemente, se você não consegue sentir a própria raiva, rotula um grupo da sociedade como violento e temível.

Se você inconscientemente sente uma atração sexual que considera tabu, tal como atração por alguém do mesmo sexo ou pensamentos de infidelidade, você acha que os outros estão direcionando esse tipo de atração a você.

A projeção é muito efetiva. Um falso estado de autoaceitação é criado com base em "Eu estou bem, mas você não está".

No entanto, a autoaceitação se estende a outras pessoas; quan­do você está bem consigo mesmo, não há motivo para determinar que o outro é que não está bem.

Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "O Efeito Sombra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário