domingo, 24 de março de 2013

Você Está Projetando?





Aqui estão as formas típicas que a projeção pode assumir:







*Superioridade. "Eu sei que sou melhor que você. Você deveria ver e reconhecer isso."

*Injustiça. "É uma injustiça que essas coisas ruins aconteçam comigo" ou "Eu não mereço isso."

*Arrogância. "Tenho orgulho demais para me in­comodar com você. Até sua presença me  irrita."

*Defensiva. "Você está me atacando, então, não estou ouvindo."

*Culpar os outros. "Eu não fiz nada. É tudo cul­pa sua."

*Idealizar os outros. "Meu pai era como um Deus quando eu era pequeno", "Minha mãe era a me­lhor mãe do mundo" ou "O homem com quem eu me casar será o meu herói".

*Preconceito. "Ele é um deles, e você sabe como eles são" ou "Cuidado, esse tipo de gente é peri­gosa."

*Ciúme. "Você está pensando em me trair; posso ver isso."

*Paranóia. "Eles querem me pegar" ou "Eu vejo a conspiração que ninguém mais vê".

Sempre que um desses comportamentos surgir, há um sentimento oculto na sombra que você não consegue encarar. Aqui estão alguns exemplos:

A superioridade; camufla o sentimento de fracas­so ou o de que os outros o rejeitariam se soubes­sem quem você realmente é.

A injustiça; camufla o sentimento de pecaminosidade ou a sensação de que você é sempre culpado.

A arrogância; camufla a raiva acumulada e, abai­xo dela, há uma dor profundamente arraigada.

A defensiva; camufla a sensação de que você é in­digno e fraco.A menos que você se defenda dos outros, eles começarão a atacá-lo.

Culpar os outros; camufla a sensação de que você está agindo errado e deveria se envergonhar.

Idealizar os outros; camufla a sensação de que você é uma criança fraca e indefesa, que precisa de proteção e cuidados.

O preconceito; camufla o sentimento de que você é inferior e merece ser rejeitado.

O ciúme; camufla seu próprio impulso de desvio ou um senso de inadequação sexual.

A paranóia; camufla uma ansiedade entranhada e sufocante.

Como você pode ver, a projeção é muito mais sutil do que se imagina. No entanto, é uma porta aberta para a sombra. E uma porta dolorosa, já que aquilo que é visto como falha nos outros mascara seu sentimento em relação a você mesmo. O ideal seria que pudéssemos parar de culpar e julgar de uma vez por todas.

Na realidade, desfazer a sombra é sempre um processo. Para interromper a projeção, você precisa enxergar o que está fazendo, entrar em contato com o sentimento oculto sob a superfície e fazer as pazes com esse sentimento.

Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "O Efeito Sombra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário