quarta-feira, 31 de julho de 2013

Autossabotagem. O Que Falta Pra Você Começar?





Existe algo dentro de nós que nos leva a agir de uma forma que parece pouco inteligente e que prejudica a nossa vida. É uma força interior que genericamente chamamos de "autossabotagem".






Coisas que podemos fazer para melhorar nossas vidas, a maioria delas bem simples, muitas vezes adiamos indefinidamente: alimentar-se melhor, dormir um pouco mais cedo, praticar meia hora de exercício por dia, beber água ao invés de refrigerante quando se tem sede.

É muito estranho não agir da forma que sabemos racionalmente ser a melhor.
Vou explicar mais sobre o processo da autossabotagem.

Recentemente, recebi um email que dizia: "Olá, André. Gosto muito de ler seus artigos. Descobri através deles que tenho várias questões emocionais para resolver (mágoas, medos, ressentimentos, traumas... a lista é grande rsrsrs). Muitas coisas que eu não tinha a menor consciência até então. Ainda não comecei a praticar EFT (não li ainda o manual gratuito). Neste momento estou sem condições financeiras de fazer um curso ou de investir no tratamento on-line. Como você poderia me ajudar?"

Me parece que a melhor resposta seria perguntar "como você poderia se ajudar?" ou "o que falta pra você começar?" A orientação que dei pra ela foi a mais óbvia: recomendei que lesse o manual e começasse a se autoaplicar *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) o quanto antes.

Precisamos ser relembrados, por nós mesmos ou por livros, professores e orientadores, de fazer as coisas mais simples e mais óbvias. Pagamos muitas vezes para ouvir o que já sabemos que temos que fazer, e ficamos satisfeitos por ter alguém que preste esse serviço.

É muito interessante observar as coisas que fazemos e deixamos de fazer para nos sabotar. A mente, sob a influência das forças inconscientes sabotadoras, encontra razões para justificar ou dar desculpas para não realizarmos as coisas mais simples que nos seriam benéficas.

Quando algo é bom, mas é pago, não fazemos porque é caro e aí pensamos, "ah se fosse mais barato ou, então, de graça". Mas aí, quando é gratuito, não fazemos porque não temos tempo, paciência ou porque dá muito trabalho.

Outra vez, um cliente agendou uma sessão de atendimento comigo. Queria tratar uma questão ligada a autossabotagem. Se sabotou e faltou a sessão marcada.

Essa força interior sabotadora pode parecer que surgiu simplesmente do nada. Mas, na verdade, ela é um somatório de sentimentos negativos acumulados durante a nossa vida: medos, ressentimentos, traumas, mágoas, frustrações, medo de sofrer o que já sofremos no passado.

Essa energia se acumula e gera pensamentos negativos com relação ao futuro e nos deixa inseguros no dia-a-dia. A autossabotagem é um sintoma. Indica que temos uma série de fatores emocionais em conflito.

Esses sentimentos são gerados basicamente de 4 maneiras:
Experiências negativas que passamos (nos deixam emoções mal resolvidas não dissolvidas);

Coisas que ouvimos da família, religião, escola, jornal, e sociedade em geral (medos e crenças que são ensinadas pelas palavras, de geração em geração);

Experiências negativas que observamos de terceiros que acabam nos marcando emocionalmente em algum nível (nos deixam medo, raiva, tristeza, frustração)

Comportamentos negativos que observamos em terceiros e que também, em algum nível, nos passam sentimentos e nos marcam (aprendemos pelos exemplos).

Observe que todas as quatro formas acima citadas são mecanismos que nos deixam impregnados de emoções negativas.

Por exemplo:
Se somos traídos por alguém (experiência negativa que passamos), guardamos mágoas e ressentimentos. Quando ouvimos crenças e palavras negativas dos nossos pais e da sociedade em geral, começamos também a sentir aquelas emoções de medo, raiva, frustração e etc.

Quando vemos alguém passando por situações difíceis (um amigo indo à falência nos negócios ou uma relação cheia de briga entre os pais) absorvermos também emoções de tristeza e outras. Ao observarmos comportamentos negativos, aprendemos a nos sentir e agir daquela forma.

A autossabotagem cresce à medida em que essas emoções vão se acumulando. Em um nível mais baixo de acúmulo, o reflexo em nossas ações e pensamentos será sutil e pouco prejudicial. Nos níveis mais altos, essa força cresce de forma a causar preguiça, procrastinação, pessimismo, depressão.

Inconscientemente, agimos negativamente prejudicando nossos relacionamentos, vida profissional e saúde física.

Certa vez, atendi uma moça que não conseguia manter relacionamentos por muito tempo. Sentia tanto ciúmes e insegurança que ela mesma resolvia acabar o relacionamento. Depois ficava frustrada, mas ainda assim, repetia o mesmo comportamento no relacionamento seguinte.

Utilizamos a EFT para trabalhar e dissolver um sentimento de abandono que ela guardava da infância. O pai havia abandonado a família quando ela era muito pequena, e isso gerou uma grande insegurança.

Após resolver essa questão emocional, seu comportamento mudou profundamente no relacionamento seguinte, e todo o ciúme e insegurança foram embora.

Antes, ela não conseguia entender a razão daquele comportamento tão sabotador. Agir daquela maneira parecia uma coisa irracional, sem a mínima lógica. Mas, na verdade, havia todo um fundamento emocional inconsciente.

Ela não sabia que tinha aqueles sentimentos guardados naquela intensidade, e nem tinha noção de que aquilo era o gerador de tantos comportamentos negativos.

Em outra oportunidade, atendi um homem com um padrão de comportamento que o levava a altos e baixos constantes nos negócios. Ele dizia que, quando tudo começava a ir muito bem, surgia um sentimento de acomodação e preguiça. Isso o levava a perder clientes e tomar atitudes estranhas que prejudicavam muito seu trabalho.

Perdia tudo, ficava endividado, e depois recuperava e repetia o ciclo. Depois que algumas sessões onde trabalhamos medos, situações da infância, sentimentos de fracasso de experiências anteriores, o comportamento sabotador reduziu até desaparecer.

Sempre há uma causa ou várias que nos levam a agir de forma sabotadora. Nunca é por acaso. Cada ser humano tem a sua "coleção" emocional negativa, que é a base que gera a autossabotagem. É preciso investigar para descobrir e dissolver com a EFT.

André Lima


EFT Practitioner, TErapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte: Somos Todos Um 

Nenhum comentário:

Postar um comentário