quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sim, é Possível Ajudar Emocionalmente as Crianças, e Muito!

A técnica da EFT pode ser utilizada com grande sucesso para ajudar os pequenos a aliviar todo tipo de problema: medo, tristeza, ansiedade, dores, irritação... As crianças respondem incrivelmente bem a EFT. Bem, se ainda não conhece a técnica, tem um manual gratuito que você pode baixar no final do artigo. Você poderá se autoajudar, e ajudar a terceiros também.


Sempre me fazem essas perguntas nos cursos e palestras: Como aplicar em crianças? De que forma aplicar? E quando a criança não fala?

Os pontos de aplicação são os mesmos, então a parte mecânica não vai mudar. Quando se trata de uma criança que fala, o que você precisa adaptar é a linguagem para que a criança possa repetir as frases sem complicação.

Exemplo: Ao invés de dizer a Frase de Preparação tradicional do tipo "Mesmo que eu sinta (nome da emoção) eu me aceito profunda e completamente", você pode dizer "Mesmo que eu sinta (nome da emoção) eu me amo" ou ainda, "Mesmo que eu sinta (nome da emoção), eu gosto de mim"; outra variação "Mesmo que eu sinta (nome da emoção) eu sou um bom menino/a". Ou seja, é preciso apenas simplificar.

Você pode conduzir as frases e a criança vai repetindo e fazendo nela mesma (se já for grande o suficiente para falar e repetir os movimentos), assim como se conduz para um outro adulto.

Tem uma outra forma de fazer que é muito interessante, pois pode, ao mesmo tempo, ser um momento de interação e conversa com a criança, carinho e aplicação de EFT. Neste método, você vai estimular a criança a falar sobre o dia dela enquanto você segue estimulando os pontinhos da EFT da criança.

Pergunte se aconteceu algo que a deixou com raiva, triste, envergonhada, chateada... Estimule a criança a expressar seus pensamentos e sentimentos. Nesses casos, deixe de lado a "Frase de Preparação" para que a interação fique mais natural e você possa ter uma conversa "normal" (bem, nem tão normal assim, pelo fato de que você vai estar batendo nos pontinhos da EFT).

Enquanto a criança relata as coisas negativas que aconteceram, as batidinhas nos pontos vão remover as emoções que acompanham esses pensamentos, trazendo paz e bem-estar. Ao mesmo tempo, ela se sentirá acolhida e valorizada pela atenção que você está dando. Isso ajudará a fortalecer a autoestima.

E quando a criança ainda não fala? Nesses casos, você mesmo vai aplicar as batidas nos pontinhos e você fala, em primeira pessoa, como se fosse a criança, o que você acha que ela está sentindo. Use sua intuição e percepção. Fale o que vier a sua a mente e formule as frases para dor, cólica, irritação, chateação, rejeição, raiva...

Uma colega que é terapeuta de EFT, Tatiana, costuma aplicar em crianças, inclusive bebês. No caso da aplicação em bebês, ela me disse que uma vez conversou com uma mãe que estava preocupada com o filho, pois já o tinha levado ao médico e estava tomando vários remédios, mas o quadro não melhorava. A mãe relatou que a criança não conseguia dormir de jeito nenhum, chorava muito, tinha febre, não respirava bem, era agressiva, e estava com coriza entre outra coisas. Com essas informações, Tatiana pegou o bebê no colo, saiu andando e aplicando EFT nos pontinhos no bebê, enquanto ela repetia os problemas que a criança estava passando conforme os relatos da mãe (Tatiana repetia em primeira pessoa, como se ela mesma fosse a criança). Depois de alguns minutos, não mais do que dez, devolveu o bebê para a mãe.

No outro dia, a mãe entrou em contato demonstrando grande surpresa, alegria e ao mesmo espanto: "O que foi que você fez com meu filho?". É que a criança ficou ótima, dormiu super bem e melhorou de tudo que não vinha melhorando até então, de uma hora pra outra.

André Lima 


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 
 
Fonte: Somos Todos Um

Nenhum comentário:

Postar um comentário