sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Diferença entre Aceitação e Conformismo







Existe uma diferença fundamental entre ter um sentimento de aceitação e ser uma pessoa acomodada ou conformada que não move uma palha para mudar.








A aceitação traz paz interior e ao mesmo tempo permite que você faça tudo ao seu alcance para mudar a situação. Já o conformismo mantém as pessoas em situações que poderiam ser modificadas para melhor.

A aceitação é baseada em uma sabedoria maior interior; já o conformismo é baseado em sentimentos ligados à baixa autoestima - sentimentos de não ser capaz, de não merecer algo melhor.

Quando aplicamos a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) ajudamos a criar a verdadeira aceitação, e não a estagnação pela acomodação.

Normalmente, as pessoas confundem o sentido de uma coisa com a outra. "Eu não posso aceitar essa situação porque se não, não farei nada para mudar". "As coisas só estão do jeito que estão porque todo mundo aceita tudo".

Quando não aceitamos as coisas do jeito que são, seja o que for, criamos um conflito interior que gera tensão e sofrimento. Brigar com a realidade do jeito que ela é, é inútil, sabemos disso.

As pessoas acham que elas só podem ser impulsionadas a fazer algo baseadas em sentimentos de raiva e indignação. Certamente, esses sentimentos podem levar você a agir e mudar a sua vida.

No entanto, é possível agir e fazer tudo que se tem que fazer para mudar para melhor, ao mesmo tempo em que se aceita o momento presente que ainda é diferente do que você deseja. Assim você consegue dar todos os passos para a mudança se sentindo em paz. Quando você não aceita, a mudança se torna dolorosa, sofrida.

O que é a raiva de alguém? É a não aceitação do jeito da pessoa ou do que ela fez contra você. A raiva muda o que passou? Não. A raiva que você sente muda a outra pessoa? Não. Mas talvez você consiga, impulsionado pela raiva, dar um basta para aquela pessoa. Isso é verdade. Mas que tal você fortalecer a sua autoestima e aprender a dizer não, e dar limites na hora certa?

Nesse caso, mesmo que alguém seja desagradável com você, não precisará sentir raiva para tomar atitudes. Você agirá com tranquilidade, seja se afastando da pessoa, seja dizendo um não pra ela. Ao mesmo tempo que você"aceita" o que ela fez e o que ela é (por que você não pode brigar com a realidade), você toma as providencias que tem que tomar.

A não aceitação é a briga com a realidade, é baseada na imaturidade emocional, na falta de consciência. O conformismo pode se disfarçar de aceitação, mas é algo bem diferente, pois é baseado também em sentimentos negativos.

Sim, é difícil aceitar as coisas. Falar é fácil. Mas podemos utilizar a EFT para limpar todos os sentimentos negativos que a pessoa guarda, que geram o desconforto da não aceitação. Ainda mais em situações extremas como a morte de alguém. Vejam que, nesses casos, é impossível mudar a situação.

Não existe outro caminho para que a pessoa se sinta em paz, somente aceitando total e incondicionalmente o que aconteceu. Isso vale também para uma grande perda financeira, um término de um relacionamento, ou outra situação mais dolorosa que não tem como você mudar.

Este final de semana atendi uma senhora no curso que ministrei em Porto Alegre, que havia perdido a filha de 18 anos. Utilizamos a EFT para limpar as lembranças de tristeza, de culpa (ela deu permissão para a filha estudar em outro estado, onde aconteceu a violência que resultou em sua morte), e outras dores.

Não há o que fazer, somente limpar os sentimentos negativos, qualquer um que surja: revolta, culpa, não entendimento, incompreensão, desespero... O que ela sentiu depois da sessão foi um sentimento de paz interior bem maior com relação à perda.

Existem coisas no nosso dia-a-dia muito menores que não aceitamos e sofremos por isso: o emprego, o marido, o chefe, o engarrafamento, a casa onde moramos, o quanto ganhamos, algo que quebrou, noticias na televisão de violência e corrupção, e etc... Podemos aplicar EFT pra tudo isso.

Faça uma lista de tudo que você não aceita. Você pode fazer listas diferentes para áreas diferentes da sua vida- uma lista de coisas que você não aceita em determinada pessoa, outra lista para partes do seu corpo que você não aceita, outra lista para doenças, outra para bens materiais e etc...

Para cada coisa que você não aceita, liste detalhadamente todas as razões que fazem você não aceitar aquilo. Use todo o conteúdo para aplicar EFT.

Exemplo: Eu não aceito meu corpo. Meu nariz é muito grande e feio. Estou gorda, as roupas não ficam bem. Meu cabelo é muito pouco, minha testa é muito grande e etc...

Agora inicie a rodada de EFT:

Frase inicial: "Mesmo que eu não aceite meu corpo, eu me aceito profunda e completamente".

Topo da cabeça: Eu não aceito meu corpo;

Início da sobrancelha: Meu nariz é grande e feio;

Lateral do olho: Estou gorda, as roupas não ficam bem;

Embaixo do olho: Gostaria de ser mais magra;

Embaixo do nariz: Meu cabelo é feio;

Embaixo do lábio inferior: minha testa é muito grande;

Osso da clavícula: não gosto do meu corpo;

Embaixo da axila: Tenho raiva por não conseguir emagrecer;

Talvez você tenha que fazer muitas rodadas para determinadas partes do corpo. É importante ter bastante persistência, até começar a sentir a aceitação, até que as queixas percam a força emocional. Isso ajuda, inclusive, a diminuir a ansiedade, o que pode contribuir para emagrecer.

A sensação que fica ao eliminarmos a não aceitação é: Eu desejo mudar pra melhor, mas eu me aceito e me amo do jeito que sou. Eu gosto de ficar mais bonita. Mas eu me aceito e me amo como sou agora. É bom que eu emagreça, mas eu me sinto em paz desde já.

E assim você poderá trabalhar qualquer coisa: revolta contra uma doença, situação de vida, pessoa e etc...Criar aceitação é um grande passo para iniciar a mudança. Quando fazemos EFT, não eliminamos os desejos positivos de mudar para melhor se você já os tiver. Apenas a negatividade é removida com a técnica.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte: Somos Todos Um 

Nenhum comentário:

Postar um comentário