sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Meditação Para Transformar o Medo em Amor



Pode te sentar em sua cadeira ou em qualquer postura que se sinta cômodo. Depois, pondo as mãos em seu regaço (estando sentado é o colo), coloca a mão direita debaixo da mão esquerda.




Esta posição é importante porque a mão direita corresponde ao hemisfério esquerdo do cérebro, e o medo sempre vem do hemisfério esquerdo. A mão esquerda corresponde ao hemisfério direito do cérebro, e a coragem provém do hemisfério direito.

No hemisfério esquerdo se localiza a razão, e a razão sempre é covarde. Por isso nunca encontrará a um homem corajoso e intelectual de uma vez. E sempre que ter uma pessoa corajoso, não será intelectual.

Será irracional, é inevitável. O hemisfério direito é intuitivo... de modo que é simbólico, mas não só simbólico: isto coloca a energia em uma determinada posição, em uma determinada relação.

A mão direita se coloca debaixo da mão esquerda, e os polegares se juntam. Depois, relaxa-te, fecha os olhos e deixa que a mandíbula inferior se relaxe um pouco, não tem que forçá-la... relaxa-a de forma que comece a respirar pela boca.

Não respire pelo nariz, começa a respirar pela boca; isto é muito relaxante. Quando não respira pelo nariz, o velho patrão da mente deixa de funcionar. Será uma novidade, e com um novo sistema de respiração é mais fácil criar um novo hábito.

Em segundo lugar, quando não respira pelo nariz, não se estimula seu cérebro. Não vai diretamente ao cérebro, vai ao peito. Do contrário, produz-se uma estimulação e uma massagem constante do cérebro.

Por isso, a respiração vai trocando constantemente de fossa nasal. Respirar por uma fossa nasal estimula um lado do cérebro, respirar pela outra estimula o outro lado do cérebro. Isto troca a cada quarenta minutos.

Sente-se nesta postura e respira pela boca. O nariz é dual, a boca não é dual. Quando respira pela boca não há mudança; se se sinta durante uma hora seguirá respirando do mesmo modo. Não trocará; permanecerá no mesmo estado.

Respirando pelo nariz não pode permanecer no mesmo estado. O estado troca automaticamente; troca sem que você saiba.Isto provocará um novo estado de relaxação muito silencioso, não dual, e suas energias começarão a fluir de uma forma nova.

Sente-se em silencio sem fazer nada durante quarenta minutos pelo menos. Se pode fazê-lo durante uma hora, melhor. Mas começa por quarenta minutos e, pouco a pouco, alcança os sessenta minutos.

Faça-o todos os dias. Enquanto isso não perca nenhuma oportunidade, te coloque em todas as oportunidades que surjam. Escolhe sempre a vida e escolhe fazer; não te retraia, não te escape. Desfruta de qualquer oportunidade que tenha de fazer algo, de ser criativo.


OSHO, em "Coragem,o Prazer de Viver Perigosamente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário