sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Crie Seu Próprio Espaço de Meditação


"Um templo público é um templo público; você precisa de seu próprio templo, ele é um fenômeno privado.

No Oriente, costumávamos ter um quarto separado para a meditação. Cada família que tivesse condições mantinha um pequeno templo particular.



E as pessoas iam lá apenas para orar ou meditar, e para mais nada. Tudo relacionado ao lugar - o incenso queimando, as cores, os sons, o ar - fica associado com a ideia de meditação.

Se você medita no mesmo quarto, no mesmo lugar, todos os dias à mesma hora, então no momento em que você entra no quarto e tira os sapatos, já está em meditação.

No momento em que você entra no quarto e olha para as paredes - as mesmas paredes, a mesma cor, o mesmo incenso queimando, a mesma fragrância, o mesmo silêncio, a mesma hora -, seu corpo, sua vitalidade e sua mente começam a se harmonizar em uma unidade.

Todos eles sabem que é hora de meditar, e eles cooperam, não brigam com você. Você pode simplesmente sentar ali e entrar facilmente em meditação - mais facilmente, mais silenciosamente, mais desembaraçadamente.

Assim, se você puder, arranje um pequeno lugar - um canto servirá - e não faça mais nada ali, do contrário, o espaço fica confuso. É difícil de explicar, mas o espaço também fica confuso.

Faça um cantinho, medite lá e todos os dias tente meditar regularmente no mesmo horário. Se alguma vez você deixar de ir, não precisa se sentir culpado - tudo bem.

Mas mesmo se em cem dias você puder meditar regularmente por sessenta dias, isso será suficiente.".

OSHO, For Madmen Only, # 20 



Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário