sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Liberdade Emocional





EFT – Emotional Freedom Techniques,singfica em português,Técnicas de Libertação Emocional. O que seria então ter liberdade emocional?






Quem pratica a EFT percebe o grande alívio, geralmente imediato, ao aplicar a técnica focando em episódios específicos de raiva, culpa, mágoa, tristeza etc. A pessoa literalmente se liberta emocionalmente de toda carga negativa que estava ligada a fatos ocorridos no passado. Ela fica livre do sentimento e das consequências negativas.

Nós não percebemos como estes problemas mal resolvidos perturbam a nossa vida e o nosso bem-estar. Tudo isso fica acumulado emocionalmente e energeticamente, causando desânimo, ansiedade, cansaço, autossabotagem, depressão, dores, doenças física etc.

As pessoas estão acostumadas a se sentir mal e achar que é normal, pois não lembram ou mesmo não sabem o que é sentir-se bem. Após uma boa sessão de EFT é bem comum o sentimento de alívio, alegria e paz interior, pois muitos assuntos que estavam “pesando” no sistema emocional e energético foram dissipados. Isto provoca um bem-estar muito grande.

Agimos muito mais baseados nas nossas emoções do que na razão. Os sentimentos negativos que temos nos levam a fazer ou deixar de fazer coisas. Quando temos vontade de fazer algo, logo vem uma carga de sentimentos que vão fazer você avaliar se deve ou não deve, se pode ou não pode fazer algo.

Quem sente muita culpa, por exemplo, acaba cedendo e fazendo muitas coisas que não gostaria, para evitar se sentir culpado. Termina então ficando com raiva de si mesmo, mas, dependendo do grau da culpa, prefere ficar com raiva do que sentir culpa. Se estamos em um emprego ruim, insatisfeitos, tendemos a continuar por medo de sair. Se tivermos uma boa oportunidade e precisarmos nos mudar de cidade, muitas vezes não iremos por medo da mudança, tristeza em deixar a família e amigos etc.

Por medo de se sentir só, algumas pessoas se mantêm em relacionamentos doentios. Quem sofre de claustrofobia não consegue andar de elevador e vai evitar então prédios muito altos, pois terá que subir de escada. Se estivermos com muita raiva falamos e fazemos coisas que normalmente não faríamos. Então, quem manda são os sentimentos negativos, somos dominados por eles. Eles dizem o que a gente pode fazer e como podemos fazer.

Ações baseadas na raiva, medo, culpa, tristeza, geralmente são as piores. Evitam nosso progresso e crescimento e nos mantém parados onde estamos. Dessa forma, nos mantemos no emprego ruim, não damos limites aos filhos, tratamos as pessoas com grosseria, evitamos lugares e situações.

Temos sempre o livre arbítrio para tomar as atitudes que quisermos tomar. E para que estas atitudes sejam as melhores, é preciso que estejamos libertos emocionalmente, para que nossas decisões sejam sempre baseadas em sentimentos positivos: sair do emprego não porque tem raiva do chefe, mas sim porque vai para um emprego melhor; deixar de dirigir não por fobia de direção, mas sim porque prefere andar de táxi e não quer se preocupar com a manutenção do carro; dizer não a alguém não por estar sentindo raiva, mas sim para impor um limite; dizer sim a alguém com sentimento verdadeiro e não para evitar se sentir culpado...

A escolha pode ser qualquer uma. Não importa. O que importa é que ela não esteja sendo imposta por questões emocionais negativas. Acredito que agir assim livremente, é realmente ter liberdade emocional. Agir sem estar sendo coagido por sentimentos negativos. Isso você pode alcançar a cada dia, degrau por degrau, se trabalhar suas questões emocionais com a EFT. Este é o grande objetivo da técnica: torná-lo livre.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário