terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança – Cuide do Seu Diálogo Interno





Primeiro gostaria de falar um pouco sobre o conceito de diálogo interno, ou voz interior. Internamente, falamos coisas para nós mesmos o tempo inteiro.






A cada situação que aparece surgem pensamentos, afirmações, crenças que nos falam um monte de coisas. É extremamente importante observar o conteúdo deste diálogo interno. Essa conversa vai nos dizer muito sobre nossos sentimentos e pensamentos.

Não estamos acostumados a escutar esse diálogo e prestar atenção se o seu conteúdo é positivo ou negativo, se é otimista ou pessimista. Se começarmos a fazer esta observação, vamos encontrar muita negatividade que pode ser trabalhada através da EFT.

É importante que a gente observe os pensamentos de forma isenta, sem julgamento, aceitando todos os que surgirem. Devemos apenas identificar se é algo positivo, se é negativo, se traz um bom sentimento ou se gera um desconforto emocional.

Essa observação não é tão fácil, pois estamos totalmente envolvidos com os pensamentos e não paramos para questioná-los. Agimos no impulso, no piloto automático, simplesmente concordamos e obedecemos. É preciso fazer um esforço consciente para começar a prestar atenção.

Eu mesmo, muitas vezes, me deixo ir no piloto automático dirigido pelos pensamentos negativos. Outras vezes estou mais atento e consigo observar e analisar. Nesses momentos aproveito para aplicar EFT.

Pense em algo que você deseja fazer e ainda não fez ou em algo que você tenha que fazer, mas que de alguma forma vem adiando. Às vezes pode ser uma coisa bem simples como arrumar uma bagunça (documentos, o guarda-roupa etc.). Outras vezes são coisas maiores como projetos profissionais ou pessoais. Não importa o que seja. Pense em realizar o que você precisa ou deseja e pare, conscientemente para observar os pensamentos contrários que levam você a desistir ou a criar resistência em partir para ação. Anote esses pensamentos.

Um exemplo poderia ser o seguinte. Alguém pensa em arrumar várias pastas de documentos, coisas acumuladas há anos e vem simplesmente adiando a tarefa constantemente. Ao parar conscientemente para observar os pensamentos, percebe o seguinte diálogo interno:

“É muita coisa. Vai demorar muito pra terminar. Me dá preguiça só em pensar nisso tudo. Nem é tão importante fazer isso agora, isso não é urgente, vou deixar pra depois (aí a pessoa vai fazer outra coisa que dá prazer: comer, sair, beber, jogar, ou outra atividade que ela considere mais fácil). Tenho medo de ver que tal documento que eu vinha procurando está realmente desaparecido. Se isso for verdade vai me dar o maior trabalho. Sinto uma queimação no estômago só de pensar em arrumar aquilo tudo.”

Surgem pensamento estranhos, absurdos, improdutivos, sem lógica. Aceite todos eles. É uma oportunidade de você se conhecer melhor. Podemos pegar esse conteúdo e aplicar a EFT para que os pensamentos negativos percam a força. Aplicar a EFT enquanto se repete coisas negativas faz a energia estagnada nos meridianos começar a circular. Isso desbloqueia o sentimento gerado pelo pensamento e faz com que ele perca a sua verdade ou força. Muitas vezes, depois de aplicar a técnica, o pensamento não retornará mais.

Outro dia, quando estava planejando ministrar cursos de nível 2 no Rio e em São Paulo, senti uma avalanche de pensamentos que me amarravam. Exemplos:

“Nossa, quanto trabalho isso vai dar. Tenho que primeiro formular uma apostila para o nível 2. Além de mandar e-mails, eu vou precisar mandar correspondência para os alunos que já fizeram o nível 1, pra divulgar melhor. Mando carta simples ou mando registrada pra chegar realmente nas mãos de cada um? Acho que se for registrada vai ficar muito caro, mas se não for não vai ser tão eficaz e a economia pode sair cara. Essas cartas vão dar um trabalho danado porque tenho que pegar todos os endereços copiar tudo, é muita gente (que preguiça de pensar nisso!). A carga horária desse curso vai ser bem maior, preciso definir o valor do curso. E se as pessoas não conseguirem pagar? Preciso pensar numa forma de pagamento que seja viável. Ministro também o nível 1 no mesmo final de semana pra otimizar os custos? Será que vai dar certo isso? Que data seria melhor marcar? Será que vai ter gente o suficiente? Da forma que eu vinha fazendo antes eu já sabia que funcionava, mudar agora é um risco...”

Bem, teve ainda muito mais coisas que surgiram. Os pensamentos vêm rapidamente e, muitos deles, nem conseguimos perceber, a não ser que a gente faça um esforço consciente para observá-los.

Essa avalanche de pensamentos que citei acima estavam me deixando muito lento, me fazendo adiar o que eu queria fazer. Tive que parar, observar e começar trabalhar com a EFT em cima de cada um deles. Exemplos de frases:

- Embora seja muito trabalhoso fazer a divulgação, eu me aceito profunda e completamente

- Embora eu sinta preguiça em divulgar, eu me aceito profunda e completamente

- Embora eu não saiba se a divulgação vai dar o resultado esperado, eu me aceito profunda...

- Embora eu tenha medo de ter prejuízo, eu me aceito...

- Embora o risco seja maior que antes porque vou fazer uma mudança...

- Embora eu tenha medo dessa mudança...

- Embora eu tenha dúvidas sobre quanto cobrar, como parcelar, eu me aceito profunda...

- Embora eu esteja resistindo a parar e pensar e definir sobre esses detalhes porque vai me consumir tempo e esforço mental, eu me aceito...

Eu costumo falar sobre todas as duvidas, medos e dificuldades que me vêm na cabeça, de forma aleatória, enquanto fico executando as batidinhas nos terminais dos meridianos. Aos poucos, os pensamentos vão acalmando, a parte negativa vai perdendo a força e dá mais ânimo para seguir em frente.

Nosso diálogo interno é fruto das nossas experiências passadas e é também alimentado pelo que vemos e ouvimos nas relações familiares, com amigos, sociedade, televisão, religião etc.

Cuide do seu diálogo interno! Vai fazer uma grande diferença nas suas atitudes. Por isso é interessante conviver com pessoas positivas e evitar alimentar conversas sobre assuntos negativos. As noticias na televisão, nos jornais e na internet estão cheias de negatividade. Dê menos importância, assista menos TV, leia menos jornal. Foque nas notícias boas, leia sobre coisas boas que estão acontecendo. Isso vai ajudar a manter pensamento mais saudáveis.

Outra forma de desenvolver uma voz interior mais positiva é praticar repetir as afirmações positivas diariamente. No final desta série sobre autoconfiança, estarei enviando uma lista de afirmações positivas que eu costumo utilizar. Esse tema ainda vai render outros artigos...

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte: EFT - Liberdade Emocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário