domingo, 22 de dezembro de 2013

Rendição e Render-se






Osho,
O que significa rendição? Como se render?







Existem algumas coisas que se você quiser saber o que são terá que fazer. Não há como dizer nada sobre elas. E render-se é uma delas. É uma dimensão do amor, é um deixar acontecer.

Se você pergunta o que é rendição e o que significa render-se, sim, algo pode lhe ser dito, mas não terá significado nenhum. Você tem que experimentar. É um sabor. Se você o prova, sabe o que é. Se não prova, posso falar a respeito mas você não saberá. Sem a sua própria experiência, tudo o que eu disser será tautologia. Você pergunta o que é se render. Eu digo que se render é deixar acontecer.

Mas o que estou dizendo? Você perguntará então o que é deixar acontecer. É uma tautologia; eu não lhe respondi. Digo que deixar acontecer é apaixonar-se. É novamente uma tautologia; eu não estou dizendo nada. Você pergunta: "E o que é apaixonar-se?" A pergunta permanece a mesma e todas as respostas continuarão dando voltas e mais voltas.

Ouvi contar sobre uma velha e pudica dama, que jamais permitia que seu gato de estimação saísse durante a noite. Indo a Nova York numa de suas raras saídas, recomendou à criada que trancasse o gato quando anoitecesse.

Dessa vez, entretanto, a velha dama encontrou em Nova York um elegante malandro que a fez sair do sério. Depois de quatro noites de delicioso romance, ,ela telegrafou à criada: "A melhor coisa da minha vida. Deixe o gato sair também".

Deixe o gato sair. Quando você conhece o amor, só então sabe o que é. Não há nenhuma outra maneira de saber. Estou aqui criando uma situação para que você se renda. Não pergunte o significado. Faça-o. Seja corajoso. Permita que seja uma experiência. Aceite meu convite. Minhas portas estão abertas; entre e seja meu convidado. Renda-se.

No Ocidente, a ideia de render-se é bastante errada. É como se você fosse dominado por alguém — pois render-se tem uma associação errada. Tornou-se uma palavra política no Ocidente.

Os nazistas renderam-se; e assim a palavra passou a ser associada à política. A pessoa rendida é aquela que é derrotada. No Oriente possuímos um significado totalmente diferente. Não tem nada a ver com guerra e com derrota. Você já ouviu o provérbio de que a derrota no amor é a única vitória?

Se você é derrotado no amor, torna-se vitorioso. Sim, assim é render-se. Não tem nada a ver com derrota. Não quer dizer que você esteja sendo dominado por alguém. Nem que agora outra pessoa irá oprimi-lo, explorá-lo, e que você terá de se tornar um escravo. Não, não é nada desse tipo. A rendição, no Oriente, é usada como uma técnica.

E a rendição só pode acontecer para alguém que não existe mais, portanto ele não pode dominá-lo. Isto tem que ser lembrado: não se renda a uma pessoa que ainda existe; senão ela o dominará e lhe imporá uma disciplina, forçando-o a fazer isto e aquilo, criando uma prisão à sua volta.

É por isso que não lhe imponho nenhuma disciplina. Mesmo que você peça, eu não lhe dou. Você pede constantemente porque quer ser dependente, quer ser escravo, não quer assumir sua própria responsabilidade. Quer jogar a responsabilidade sobre outra pessoa.

Você está em busca de uma figura paterna; quer alguém que o guie. Mas eu não lhe darei nenhuma disciplina e não lhe darei nenhuma direção definida para que faça isto ou
aquilo. Tudo o que farei é compartilhar a minha consciência para que você se torne um pouco mais alerta; compartilhar o meu amor para que você seja um pouco mais amável. Isto não tem nada a ver com disciplina.

Aproximando-se de mim, você será capaz de embeber-se do meu espírito. Este é o significado de render-se: você está pronto para chegar perto de mim; não sente medo, não se protege contra mim, não está sendo defensivo, está simplesmente pronto para se aproximar de mim.

Está sendo atraído, ouve o meu chamado, algo toca seu coração e você tenta saber quem é este homem, o que ele faz. Você quer entrar no meu vazio e ser envolvido por ele. Sannyas é um esforço visível para render-se. Muitas pessoas vêm a mim e dizem: "Nós não queremos o sannyas. Você pode nos ajudar?"

Eu respondo: "Tentarei o que puder, mas não adiantará muito porque vocês estarão sempre protegendo-se . Estarão na defensiva". O sannyas é apenas um gesto de que: «Agora abandono as minhas defesas e estou pronto para ir com você.»

É um risco, é claro. Você ainda não me conhece. Como pode conhecer? Se você se render saberá; antes disso não pode saber. Portanto, é apenas para pessoas muito corajosas, as temerárias — somente para essas. E eu existo para os temerários, para os que estão prontos para arriscar suas vidas, entrar no desconhecido e ver se algo acontece.

Se você está pronto para ir, vai acontecer; e então saberá o significado. E da mesma maneira não conseguirá dizer a outra pessoa o que isto significa! O significado está no sabor, na experiência.

E você pergunta: "O que é render-se ?" Aparentemente, o sannyas é obviamente o 'como'. O profundo 'como' abrirá suas portas quando você tiver entrado na varanda. O sannyas é a varanda; uma vez que você entrou na varanda — você me aceitou e eu o aceitei — há então uma profunda concordância, você confia em mim. Agora posso convidá-lo para os reinos mais profundos do meu ser. Você se torna um iniciado.

A segunda coisa acontece algum dia. As vezes acontece com o próprio sannyas. Se você está totalmente rendido, então acontece no primeiro contato comigo — você se toma um iniciado.

Outras vezes leva tempo. O sannyas externo acontece antes; depois você espera, observa, vê as coisas e aos poucos relaxa; aos poucos abandona o seu ego e cada vez ,eu penetro mais em você.

Então um dia, sem nenhum aviso, de repente aconteceu — de repente você percebe que aconteceu: minha luz agora existe em você e meu coração bate em você. As vezes isso leva anos, às vezes dias, às vezes minutos, e às vezes um único segundo. Depende de você, de quanta coragem você tem.

E é claro que os ocidentais têm recebido muito mais de mim do que os orientais, porque o Oriente tomou-se muito covarde. Por isso, cada vez mais ocidentais estarão por aqui. O Oriente é muito covarde. São quase cadáveres. Não possuem o espírito, o espírito que Kabir chama de espírito da busca da verdade, eles não o possuem. Ou acreditam que já sabem o que é a verdade, ou então pensam que há tempo suficiente e não há pressa — se não for nesta vida, será na outra.

E, para eles, ser religioso tomou-se mais uma maneira para serem respeitados, e é claro que o meu sannyas não lhes será atraente, pois se são pessoas respeitáveis, tornando-se sannyasins perderão todo o respeito. Não se tornarão respeitáveis através do meu sannyas. Tornar-se-ão rebeldes; começarão a ser rejeitados pela sociedade. As pessoas começarão a evitá-los. Começarão a sentir que são perigosos e infecciosos, e pensarão que enlouqueceram ou coisa assim.

Mas no Ocidente algo novo começou a acontecer. Uma nova coragem, um novo espírito inquisidor. Isso sempre acontece quando um país se torna materialmente rico. Acontece sempre.

Quando um país torna-se materialmente pobre, perde o espírito. Não é apenas exteriormente pobre, mas interiormente também. Perde a confiança, perde a coragem, perde a potencialidade. Começa a se arrastar.

No Ocidente as pessoas tornaram-se materialmente ricas, são bem alimentadas, a ciência chegou a um ponto ao qual a religião pode ser contactada e o povo já viu a afluência material. Agora quer ver algo além. Isso já não é mais suficiente.

Assim, se você está pronto, não pergunte "como render-se?" Renda-se.

Aconteceu certa vez que Jesus estava com seus amigos numa casa e eles pediram: "Diga-nos como orar". Jesus disse: "Como posso dizer como orar? Eu orarei, e se estiverem prontos, vocês poderão participar". E Jesus começou a orar. Os outros ficaram parados e não sabiam o que fazer.

Ele começou a se mover em algum domínio desconhecido. Orou e os outros observaram; e quando Jesus voltou do mundo de suas preces, outra vez eles pediram: "Mas diga-nos como orar". Ele respondeu: "Eu lhes mostrei como orar e vocês perguntam como fazê-lo".

Lembre-se, talvez você queira ter certeza de tudo, do que é, se vale a pena ou não. Eu estou aqui rendido. Estou aqui em oração. Estou aqui em Deus. Chegue perto de mim. E fiz com que isto fosse possível da maneira mais fácil, como jamais foi, porque não estou impondo a você nenhuma condição. Aceito-o como você é. Isto nunca foi feito antes. Aceito-o como você é, Não faço nenhuma condenação, nenhuma avaliação, nenhum julgamento. Se você é um bêbado, ótimo.

Se é um jogador, ótimo, está perfeitamente certo.. Porque isto é um tipo de jogo e uma
maneira de embebedar-se. Seja você o que for, é aceito. Chegue mais perto.

O sannyas será uma coisa visível para você fazer, e o passo seguinte, deixe-o comigo. Eu o darei. Faça uma coisa e eu farei a outra. Há um ditado nos países árabes que diz: "Se você dá um passo em direção a Deus, Ele caminha mil e um passos em direção a você".

Dê um passo em direção a mim e eu darei mil e um passos na sua direção. Dê você o primeiro, e o segundo darei eu.

Mas você vem e pergunta: "Mas sannyas... apenas uma mudança de roupas, " É muito exterior. Fale-me de alguma coisa do interior". Você não está pronto nem para o exterior e pergunta pelo interior. E você é um homem orientado pelo exterior.

É por isso que estou falando sobre o sannyas exterior — é onde você está. É de onde tem de começar a viagem. Você ainda está fora de si; a viagem tem que começar daí. O interior só pode acontecer depois, agora não.

OSHO



Fonte: Extraído do Livro; "Êxtase: A Linguagem Esquecida"
(Discursos Sobre as Canções de Kabir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário