quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Amor sem ciúme








Osho,
Nenhuma paixão, nenhum ciúme, e tanto amor. Pode ser verdade que esse sofrimento acabou?











"Prem Turiya,
Essa é uma das coisas mais fundamentais a ser lembrada, e você terá que estar constantemente alerta: você não pode ter nenhuma garantia que o sofrimento acabou. Se não, o sofrimento voltará pela porta dos fundos. Você terá que estar constantemente alerta e consciente.

Sim, no momento não há nenhum ciúme, nenhuma paixão e ainda tanto amor — naturalmente. Quando não há nenhuma paixão e nenhum ciúme, todas as energias se movem em direção ao amor. É a mesma energia que se torna paixão, que se torna ciúme.

Quando não há nenhum ciúme, nenhuma paixão, toda a energia é viável para as flores do amor desabrocharem. Mas não tenha isso como uma coisa garantida. Não pense que o sofrimento acabou para sempre. A vida é uma contínua evolução e você tem que estar totalmente alerta, de outro modo você pode voltar aos velhos padrões muito facilmente.

E os velhos padrões têm persistido por tanto tempo, eles se tornaram tão entranhados em seu sangue, em seus ossos, em sua própria medula que um momento de inconsciência e você está de volta. Você tem que estar sempre alerta.

Algo bonito está acontecendo... muito mais vai acontecer. A pessoa nunca sabe o quanto é possível conseguir. Nós nunca estamos conscientes do nosso potencial, a menos que ele se torne real.

Você viu um bonito espaço de amor sem ciúme. Paixão é um tipo de febre e ela consome muita energia — e paixão é febre. Quando a paixão desaparece, surge compaixão. E a compaixão é fresca.

A paixão é quente, ela lhe queima. A compaixão é fresca — não fria, lembre-se. O ódio é quente, a luxúria é quente. Exatamente entre os dois está o meio-termo dourado, nem frio nem quente. Aí você está num estado de calor fresco. Parece muito paradoxal — calor fresco. Não é quente, não é morno, não é frio, mas é fresco.

E a flor real do amor só se abre naquele clima de calor-frescor. Um frescor morno é o clima certo para o lótus do amor desabrochar.

Mas não tome isso como algo garantido. Nunca tome nada como certo. Cada momento você tem que conquistá-lo novamente. A vida é uma contínua conquista. Não é que uma vez e para sempre ela está conquistada e você pode cair no sono e permanecer inconsciente e então não há mais nenhum problema. Novamente você estará de volta na mesma rotina.

Turiya, eu estou feliz — eu tenho estado lhe observando. Você está parecendo morna e fresca. É um processo sem fim. Não destrua essa flor bonita que está crescendo em você.

Quando você tem alguma coisa preciosa você tem que estar mais alerta. Quando você não tem nada a perder você pode estar inconsciente, você pode cair no sono, não há problema algum. Mas quando você tem algo a perder — e isto é algo precioso — esteja mais alerta, esteja mais consciente. Você descobriu um tesouro.".

                                                                                                      Osho, em "Ah, Isto!"



Fonte: Palavras de Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário