Gostaria de lembrá-lo algo de extrema importância. Talvez seja algo que você já sabe, mas é provável que você esqueça. Eu confesso que também acabo me esquecendo disso e preciso constantemente relembrar a mim mesmo.
Viva o momento presente. Esteja no momento presente. O momento presente é TUDO o que você tem. Se você lembrar disso e colocar em prática, vai melhorar a sua vida drasticamente. E eu vou explicar o porquê.
Mas primeiro eu preciso explicar melhor o que significa “viver o momento presente”. A princípio parece mais um daqueles conselhos genéricos e superficiais que não surtem efeito algum. Mas é bem mais do que isso.
A nossa mente tende a se perder no tempo. Ela vaga entre o passado e o futuro. Fica pensando em coisas que já aconteceram. Em muitos casos, são coisas negativas que não é possível mudar, pelo simples fato de estarem no passado. A mente remói o que passou e isso reforça a carga emocional da experiência.
E a energia da mágoa, da tristeza, do medo e de tantos outros sentimentos pode ser facilmente alimentada através desse mecanismo de voltar ao passado mentalmente e reviver o sofrimento. Aliás, não há como voltar ao passado a não ser mentalmente. A nossa sombra, que é formada pelo acúmulo de sentimentos negativos que nós guardamos, adora se utilizar desse mecanismo para crescer e se fortalecer.
Você está aqui e agora, em paz no momento presente e, de repente, surge na sua mente uma lembrança de algo negativo e você entra em um espécie de pesadelo enquanto está acordado. O pesadelo se prolonga e você revive diálogos, sentimentos e às vezes até imagina coisas piores que poderiam ter acontecido, mas que não aconteceram. E assim a energia dessas emoções negativas se fortalecem no seu interior.
Esse mecanismo acontece de forma automática devido à força inconsciente que é gerada pela negatividade que deseja gerar mais sentimentos negativos pra que ela possa se fortalecer. Ficar atento e reconhecer esse processo a cada vez que ele ocorre é uma forma de desautomatizar e fazer com que ele perca a força.
Além de se perder no passado, a mente também se perde no futuro. Fica pensando nas coisas que tem que fazer amanhã, nas obrigações e compromissos e gera um estresse antecipado, desnecessário. E muitas vezes a mente começa a imaginar diversos problemas que nem vão acontecer no final das contas. E mesmo que eles venham a ocorrer, do que adianta sofrer agora? Funciona também como um pesadelo que você tem enquanto está acordado. Tudo isso alimenta a inquietação, a ansiedade, piora a qualidade do nosso sono.
Quando você entende que esses mecanismos existem e passa a observá-los, você começa a despertar do pesadelo. Quando não há observação, não há consciência do mecanismo, você tende a ficar preso no pesadelo por mais tempo e de uma forma mais intensa. A falta de conhecimento sobre esses processos nos mantém prisioneiros dos mecanismos inconscientes do ego e da sombra que alimentam o sofrimento, por isso, é preciso o esclarecimento.
Praticar essa auto-observação leva a um gradual enfraquecimento dos mecanismos de sofrimento. Mas é preciso paciência e prática, pois a mudança não costuma acontecer tão rápida. Quanto mais você praticar, mais a sua mente passará a viver no momento presente. A ansiedade diminui por que você deixa de causar estresse e sofrimentos desnecessários.
Existe uma atalho para acelerar esse processo de se tornar mais presente. Quando curamos a carga emocional que está associada a lembranças do passado, a pensamentos sobre o futuro, ou qualquer tipo de pensamento que nos faça sentir desconforto, a força inconsciente da negatividade diminui. E quando essa força diminui, naturalmente ficamos mais presentes. A mente deixa de ficar vagando e foca no agora. Isso aumenta a nossa concentração, aumenta a paz interior, torna-nos muito mais produtivos.
André Lima
EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.
Fonte: Somos Todos Um