segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Não Perca Tempo Com Quem Não Quer Crescer



De vez em quando eu vejo alguém que eu conheço que tem muito potencial pra crescer em alguma área, mas que infelizmente não cresce. As vezes é um amigo e eu fico pensando que se ele liberasse uma crença limitante, ou se fizesse um trabalho determinando de autoconhecimento, a vida dele deslancharia.



Você enxerga que, com uma pequena mudança, a vida dessa pessoa poderia se transformar completamente. Aí você fala algumas coisas, tenta ajudar, dá conselhos e fica torcendo pra que a pessoa encontre o caminho. Mas… nada acontece. E isso acaba gerando uma expectativa, até mesmo um pouco de ansiedade. E você fica se lamentando por que a pessoa não vê ou não faz aquilo que parece tão óbvio e simples.

Eu confesso que já passei por isso algumas vezes não só com amigos, mas com pessoas que poderiam ser grandes parceiros de trabalho. Eu fico pensando: “Puxa vida, fulano, com o potencial e ferramentas que ele já tem, se fizesse isso, ou se fizesse aquilo dessa outra forma… iria crescer muito e poderia se tornar um grande parceiro meu, como seria bom”. Ai fica aquele sentimento de pena pelo que poderia ser mas não é.

O fato é que é pura perda de tempo querer ajudar ou tentar fazer alguém enxergar algo quando essa pessoa não quer crescer. Na verdade, não é que essa pessoa não queira crescer. Dizendo assim parece muito determinista ou até arrogante. Elaborando melhor, essa pessoa não está pronta nesse momento pra algumas mudanças que pra você podem ser simples, mas que pra ela não. E pode ser que essa pessoa venha a ficar pronta na semana que vem, ou pode ser que nunca fique. A sua energia acaba sendo desperdiçada em vão. Melhor concentrar essa energia de ajuda de duas formas que eu vou citar a seguir.

1- Por que não utilizar essa energia pra ajudar você mesmo a crescer? Antes de observar o que as outras pessoas poderiam fazer pra crescer mas não estão fazendo, que tal perguntar isso pra você mesmo? O que será que eu poderia fazer pra crescer como ser humano e não estou fazendo? Que providências e atitudes muitas vezes simples eu não estou tomando? Que cursos, trabalhos de autoconhecimento eu poderia fazer e não faço? Que livros eu poderia ler para o meu crescimento pessoal, mas não leio? Talvez, pra muitas outras pessoas que o observam, o que você ainda não está fazendo parece algo muito óbvio e fácil de por em prática. Mas pra você não é. E é essa compreensão que nós podemos ter com relação as outras pessoas.

2 – Por que não utilizar essa energia pra ajudar a crescer e compartilhar informações com quem realmente está interessado? Existem muitas pessoas prontas. E é com elas que você vai poder fazer a diferença. Acho que quem é terapeuta ou quem tem vocação pra essa área e gosta de ajudar as pessoas nesse caminho, acaba sofrendo com isso. Por que a nossa tendência é querer ajudar quem está mais próximo: familiares e amigos. Mas eles as vezes não estão interessados. Não estão prontos. Ou estão prontos mas o que você tem pra oferecer não é algo que toca especificamente a essas pessoas. Mas, certamente, tocará outras.

Lembro bem quando eu deixei a empresa de engenharia e comecei a me dedicar a essa área de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Quando eu conheci a EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui), eu fiquei encantado. O resultado da técnica é tão bom, traz tanto alivio emocional, e é tão fácil de aprender e se autoaplicar, que eu pensava que todo mundo ia querer aprender também, e que ia se espalhar muito rápido. Mas o fato é que eram poucas as pessoas ao meu redor que verdadeiramente se interessavam.

E a cada curso, cada técnica que eu conhecia eu queria que todo mundo conhecesse também. E eu ficava pensando que as pessoas iam se entusiasmar como eu. Mas isso raramente acontecia… E eu perdia tempo e energia.

Até que eu fui amadurecendo. Fui me profissionalizando como terapeuta, palestrante e professor de EFT. Criei um site sobre a técnica, manual gratuito, fã page no facebook, muitos textos falando sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

E o resultado disso tudo, é que as pessoas que estão preparadas e que tem afinidade com o que eu tenho pra ensinar chegam até mim. E são milhares de pessoas. Só o manual gratuito da EFT já foi baixado mais de 100 mil vezes! A fan page já tem mais de 21 mil curtidas. Hoje a minha lista de emails tem mais 58 mil pessoas que se cadastraram pra receber o conteúdo que eu envio. E já passaram mais de 150 mil pessoas por essa lista (ela vai se renovando enquanto as pessoas entram voluntariamente e outras saem)!

Quando eu me desapeguei de tentar influenciar as pessoas mais próximas e entendi que o importante seria tocar as pessoas que tivessem afinidade com o que eu tenho pra oferecer, não importando se fossem pessoas próximas a mim ou não, o meu trabalho começou a impactar muito mais pessoas. E as vezes, pra minha surpresa e alegria, chegam também alguns amigos e parentes em busca de ajuda.

Agora é tudo muito mais fácil. O que eu tenho pra falar as pessoas estão dispostas a ouvir. Eu gasto pouca energia e consigo ótimos resultados por que as pessoas foram selecionadas.

É sempre possível encontrar pessoas que buscam objetivos comuns e que gostariam de aprender e compartilhar determinados conhecimentos. Na internet é fácil achar. Existem blogs, sites, grupos no facebook, foruns e etc. E nesses lugares você pode conhecer pessoas da sua região e até levar o contato virtual pra um contato no mundo físico. E no mundo offline, existem eventos e lugares onde as pessoas se encontram. É só procurar esses eventos que você vai encontrar.

E se você chegou até aqui nesse texto, é provável que tenha alguma afinidade comigo e o que eu tenho pra oferecer. Então convido você pra entrar nesse link e baixar o manual gratuito da EFT, que é uma Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Além de receber o manual gratuito, estou disponibilizando temporariamente um vídeo ensinando a técnica passo a passo, pra facilitar ainda mais, e que será entregue depois que você baixar o manual.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte: EFT - Acupuntura Emocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário