sábado, 10 de janeiro de 2015

Ser Sem Perguntas é a Resposta


Amado Osho,
Nós estamos realmente procurando pela resposta às nossas inúmeras questões?

Ocorre-me que deve haver, para cada um de nós aqui presente, uma questão que nos caracterize, e que, se pudéssemos assinalá-la, ela agiria como um farol. Então, essa questão seria suficiente em si mesma e sem necessidade de nenhuma resposta.



"Na verdade, não há nenhuma questão que possa ser uma resposta para você. A realidade é inquestionável aqui. Todas as suas questões não estão realmente em busca de respostas — mas elas podem colocá-lo num grande problema.

Se o homem ao qual você está fazendo a pergunta é um erudito, um pedagogo, então ele poderá dar-lhe uma resposta que criará milhares de perguntas. Você veio apenas com uma pergunta; ele deu uma resposta.

Agora, aquela resposta cria milhares de perguntas — e é assim que tem sido na filosofia, na teologia. Cada pergunta conduz a uma resposta e essa resposta conduz a muitas perguntas. E isso vai aumentando.

Na verdade, se o homem a quem você está perguntando sabe, então ele não vai responder à sua pergunta — ele vai destruí-la. Ele fica tentando que você caia fora dela. Ela não está pondo uma resposta no lugar, porque isso iria torturar você.

Este é o verdadeiro trabalho de um mestre, de um místico: que, mais cedo ou mais tarde, as pessoas que estejam com ele comecem a sentir-se sem perguntas.

Ser sem perguntas é a resposta.

Não há respostas... não se trata de que, quando você estiver sem perguntas, todas as perguntas tenham sido demolidas. Não se trata de que você chegue a uma resposta escondida.

Não, não há nada escondido.

Todas as bobagens foram removidas. Você sente apenas uma consciência limpa e clara. Esta é a resposta... não a resposta a alguma pergunta, mas o estado de nenhuma pergunta é a resposta que estamos buscando e procurando.

Todas as perguntas são uma carga, cada pergunta é uma ferida, cada pergunta é uma tensão. E ser sem perguntas, é ficar completamente livre de todas as perguntas...

Existe uma história na vida de Meviana Jalaluddin Rumi. Ele estava trabalhando com seus discípulos no deserto, em um pequeno mosteiro. Alguns viajantes que passavam, por pura curiosidade pararam e entraram lá.

Eles viram que no jardim os alunos estavam sentados, os discípulos estavam sentados, e Meviana — "Meviana" significa "amado mestre" —, Meviana Rumi estava respondendo para eles.

Eles ficaram logo aborrecidos, porque estranhas perguntas e estranhas respostas... seguiram logo seu caminho. Após anos de viagem, eles voltaram e pararam de novo para ver o que estava acontecendo. Somente Meviana estava sentado lá, e não havia nenhum discípulo.

Eles ficaram realmente espantados — o que tinha acontecido? Foram até Meviana e perguntatam: "O que aconteceu?"

Meviana riu. Ele disse: "Esse é todo o meu trabalho. Eu espremi todas as perguntas deles e agora eles não têm mais nenhuma pergunta, então eu lhes disse: "Vão e façam o mesmo a outros: espremam suas perguntas. E se encontrarem alguém que não possam dar um jeito, mandem-no aqui".

Quando todas as perguntas são removidas, você se torna novamente uma criança, completamente inocente. Então, sua mente está fadada a ser silenciosa, e não há nenhuma possibilidade de se ficar perturbado. E uma grande serenidade...

Essa é a resposta. Não existem palavras nisso, e isso não é relevante em qualquer pergunta em particular — é somente um estado de silêncio.".

Osho, em "Além da Psicologia — Discursos no Uruguai"


Nenhum comentário:

Postar um comentário