Esse é o título de um livro escrito por Eckhart Tolle.
O que o autor explica com maestria, são os mecanismos que operam na nossa mente e que nos causam sofrimento, nos fazendo perder o foco no momento presente e fortalecendo o ego.
São coisas que fazemos automaticamente, sem nos darmos conta, devido a um condicionamento que vem de muitas gerações. A compreensão desses mecanismos nos leva a possibilidade de uma grande libertação. Vou explicar mais sobre isso.
Uma das coisas que a nossa mente faz é focar sempre na próxima atividade. Parece que existe um programa mental que diz "o próximo momento é mais importante do que esse; o próximo momento é melhor do que esse; ou ainda, no próximo momento quando atingir tal coisa eu vou ser mais feliz do que agora".
Isso nos traz inquietação, ansiedade e pressa muitas vezes. Enquanto realizamos cada tarefa, nossa mente já está pensando na próxima. Nem sempre isso é claro. Quando estamos com pressa, é um sinal óbvio de que consciente ou inconscientemente estamos executando uma tarefa agora já entrando mentalmente na próxima.
Desejamos que acabe logo o que estamos fazendo nesse momento para que venha o próximo momento. E quando este chegar, o mecanismo ainda estará ativado em nós "o próximo momento é melhor, mais importante e eu tenho que chegar lá...".
Está sentindo pressa ao ler esse texto? Vontade de saber logo todo o conteúdo?
Essa forma mental de operar nos deixa estressados no trânsito. Em uma grande cidade, nos momentos de pico, de nada adianta tentar andar mais rápido. Ficamos com uma pressa interna que nos deixa tensos e ansiosos. E isso não faz o trânsito andar mais rápido, nem por um segundo.
A única coisa que podemos fazer nesse momento se quisermos deixar de sofrer, é focar a mente no agora. Relaxar, descontrair os músculos e ter paciência.
A música pode ter esse poder de tirar a nossa mente do futuro e do foco nos milhões de pensamentos que surgem, e ficar no agora. Ao ligar o som do carro e ouvir uma boa música, é possível que você se sinta mais tranquilo e relaxado. É porque agora sua mente está focada nas impressões que a música causa nos seus sentidos e deixou de ficar presa aos próprios pensamentos. Isso traz um grande alívio.
Mas mesmo com uma ótima música tocando, é possível que sua mente fuja e comece de novo a focar nos próprios pensamentos. É preciso ficar atento e voltar para a música. É como se fosse um exercício de meditação.
A preocupação também é a manifestação desse mecanismo mental. Pode acontecer enquanto estamos no conforto do nosso lar, deitados na cama. Pensamentos invadem a nossa mente com as coisas que temos para resolver. Surge então sentimentos desagradáveis.
Estamos em uma cama confortável mas nossa mente está em um lugar de medo e preocupação. Nosso corpo responde sentindo as emoções. Obviamente, é inútil ficar pensando nessas coisas, é hora de dormir e descansar.
Isso acontece de forma involuntária. É importante perceber o processo acontecendo para voltar a nossa atenção para o momento presente. E não adianta brigar com os pensamentos que surgem. Se fizermos isso, criamos mais estresse. O que podemos fazer é voltar a atenção para o momento presente, para a sensação da cama, para a respiração, temperatura do ambiente, para todo o conforto ao nosso redor.
Assim, possivelmente ficaremos mais tranquilos e deixaremos para resolver as situações quando chegar o momento, aproveitando melhor o descanso. Aplicar *EFT (técnica para auto-limpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) nesses momentos tem também um grande efeito de liberar esses pensamentos e voltar para o presente.
A mente também pode viajar no passado e ficar remoendo o que não deu certo, o que deveríamos ter feito e não fizemos, o que nos disseram e etc... Não muda em nada o que aconteceu; apenas gera sofrimento. Isso também faz parte do mecanismo de sair do "agora", só que nesse caso a fuga é para pensamentos que remetem ao passado.
Quando aplicamos EFT, dissolvemos a força desses pensamentos que ficam levando a nossa mente para o futuro e para o passado. As emoções associadas a esses pensamentos são liberadas do nosso sistema energético.
O resultado disso é que a nossa mente para de ficar viajando e fica mais ancorada no presente momento. Isso traz uma sensação de bem estar, diminuição da ansiedade e paz interior. Esse foco no presente acontece de forma espontânea após a liberação das emoções.
A procrastinação, ou seja, o hábito de ficar adiando as coisas que temos que fazer, também tem como uma das causas fundamentais a falta de foco no momento presente. Ao pensarmos em realizar uma tarefa qualquer, nossa mente pode trazer um turbilhão de pensamentos porque ela pensa em tudo que é preciso fazer, de uma só vez.
Mas cada tarefa, por maior que seja e por mais complicada que possa parecer, consiste de um passo de cada vez. E cada passo é mais do que simples. Pensar em tudo ao mesmo tempo nos deixa estressados. Se focarmos apenas em cada passo por vez, realizaremos a mesma coisa, com muito mais tranquilidade e eficiência.
Todos esses mecanismos são simples de entender. Só que estamos tão envolvidos e identificados com eles que fica difícil de enxergar. É preciso que alguém nos mostre o que ocorre para que possamos despertar. E só depois desse despertar é que é possível se libertar desse sofrimento.
Eckhart Tolle explica tudo isso, com grande simplicidade e maestria no livro "O poder do Agora" - é fácil de encontrar. Recomendo bastante, já me ajudou muito.
André Lima
EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.
EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional
sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de
forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida
para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o
método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.
Fonte: Somos Todos Um
Fonte: Somos Todos Um