segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pensamentos tóxicos



Pensamentos criam imagens que são interpretadas por nosso "sistema emocional". Por consequência, comunica isso ao nosso corpo, que transforma tudo isso em substâncias químicas que bombardeiam nosso organismo, gerando ações e reações.




Em outras palavras, pensamentos geram emoções que geram substâncias químicas que geram comportamentos. Agora se pergunte, que tipo de "mensagem" envio ao meu corpo diariamente?

Qual a qualidade de seus pensamentos? Eles causam bem estar ou você passa a maior parte do dia com sensações ruins sobre o que quer que tenha feito ou esteja a fazer? Essas perguntas são muito importantes, pois elas vão te ajudar a prever pra onde sua saúde irá dentro de alguns anos.

Quando vemos uma pessoa idosa, logo de cara podemos perceber onde ela pôs sua atenção e por consequência, seus pensamentos, nos seus últimos 20 anos. Se ela for uma pessoa saudável, apesar do declínio físico natural a sua idade, podemos então supor que ela viveu bem e com "qualidade" de vida.

Mas qualidade de vida não é somente o que você comeu ou fez nos últimos anos. Qualidade de vida significa também o estado emocional que permeia sua vida. Em outras palavras, o quanto você é feliz e está satisfeito com sua vida.

Pessoas que vivem rotinas estressantes, mas que gostam do que fazem e sentem-se preenchidas, tendem a ter menos problemas gastrointestinais e de pressão, sendo que outras, mesmo tendo profissões consideradas "leves" acabam tendo um nível de estresse superior ou simplesmente sofrem de distúrbios emocionais pela falta de motivação.

Você até pode ter uma vida calma e tranquila, mas se não gostar do marasmo ou estiver ansioso por uma mudança de vida, desejando ter uma vida digamos, mais aventureira, terá os mesmos problemas de quem vive atarefado e se arriscando.

Da mesma forma, existem pessoas que quando submetidas a estilo de vida estressante com muitas responsabilidades e pressão por resultados, piram. Em outras palavras, se você não esta feliz, coitado do seu corpo. Isso serve pra profissão, estilo de vida, ambiente de trabalho, relacionamentos íntimos e rotina diária.

Quando estamos com raiva ou tristes com algo, bombardeamos nosso corpo com toxinas perigosas que depois de um tempo no organismo destroem células, diminuem a capacidade do sistema imunológico, atrapalham a regeneração celular e o metabolismo.

Por isso é preciso tomar cuidado com os pensamentos que você alimenta, tanto quanto temos cuidado com os alimentos que ingerimos. No geral tendemos a culpar o mundo exterior por nossos problemas de saúde.

Claro que não podemos descartar a poluição e os alimentos contaminados por nossas doenças, mas existe uma relação muito estreita entre aquilo que vivenciamos em nosso corpo e a natureza de nossos pensamentos e emoções.

Imagine seu corpo sendo bombardeado o dia inteiro, por anos a fio, por um monte de raiva, tristeza, mágoa, medo e mais raiva. Imagine tudo isso sendo convertido em "aditivos químicos" que representam as emoções criadas por tais pensamentos, entrando em sua corrente sanguínea sem restrições.

Você vira uma bomba-relógio, que a qualquer momento pode explodir, levando sua saúde junto. Por isso ter atenção ao que você pensa, sente e faz com você é tão importante. Isso pode ajudar a evitar uma temporada na UTI ou um fim de vida recheado de consultas médicas, exames, lista de remédios e outros inconvenientes.

Eu por exemplo, depois de cansar de ver meus problemas de saúde se tornarem crônicos e críticos, comecei a prestar mais atenção a isso. Não precisei de muito tempo pra perceber que eu passava (e se bobear ainda passo) mais da metade do dia xingando, reclamando e me irritando com alguma coisa qualquer.

Resultado? Gastrite, esofagite, hérnia de não sei-o-quê, insônia, dores lombares e metabolismo maluco. Ae percebi que apesar de ter um bom nível de autoconhecimento, eu era (ainda sou) um viciado em "emoções pesadas".

Parece que quando eu não começo a encrencar com alguma coisa no dia, falta algo. Eu procuro algo pra me aborrecer, e mesmo que não tenha a mão, eu acho. Podem ser coisas que realmente estão me chateando, mas pode ser também algo do passado ou algo que nem aconteceu ainda.

A mente faz esse jogo com todo mundo. Ela tá viciada em fazer você se sentir mal, seja lá no que for, e vai buscar essa sensação, custe o que custar, seja onde for. É trabalhoso parar com esse mau hábito, pois quando você menos espera, já está fazendo tudo de novo.

De um tempo pra cá, tenho feito isso com mais frequência e eficácia, mas ainda sofro de "abstinência". É nesses momentos que você percebe o poder de uma "mente viciada", tentando desesperadamente encontrar um motivo pra te deixar naquele estado, seja de tristeza, medo ou raiva.

Mas precisamos quebrar o hábito, não importa o quanto isso dê trabalho. Percebi que minha qualidade de vida melhorou substancialmente depois que eu comecei a diminuir o "consumo" de raiva, ódio e revolta diária.

Por isso atenção àquilo que você está consumindo no seu dia-a-dia, pois a qualidade desses pensamentos vão determinar a manutenção de sua saúde.


Renato Palhano

Nenhum comentário:

Postar um comentário