terça-feira, 16 de junho de 2015

Lamentar, a Maior Perda de Tempo do Mundo






A lamentação surge quando resistimos à realidade da forma como ela se apresenta no presente ou quando não aceitamos algo que passou.







Por exemplo: estamos em um engarrafamento e surgem vários pensamentos de irritação, raiva e impaciência. É a resistência à realidade da forma como ela se apresenta. Não faz o engarrafamento se acabar e ainda traz sentimento de infelicidade. É totalmente inútil. É o desejo de que algo fosse diferente, mas não é. A realidade está ali e nos sentimos frustrados, impotentes e irritados.

Outros exemplos: alguém marca um compromisso e não aparece; Você compra um eletrodoméstico, chega em casa e ele está quebrado; Você sai de casa e quando chega ao destino percebe que esqueceu uma coisa importante que deveria ter levado; Você perdeu dinheiro em uma aplicação financeira; O carro quebrou e surgiu um gasto inesperado; O pneu do carro está furado; A faxineira não veio; Faltou água; A energia acabou; O despertador não tocou; Fez um esforço enorme pra concretizar algo e acabou não dando certo; O computador deu pau; O filho fez uma mau criação; Você está há meia hora no telefone falando com várias atendentes da sua operadora de celular e nada está se resolvendo. Aliás, você liga pra tentar falar com uma atendente e só consegue falar com a máquina; O prato do restaurante veio errado. Você pediu pra vir sem cebola, só que veio com bastante cebola etc.

São inúmeras as situações que nos causam sofrimento porque resistimos a elas quando elas se apresentam.

Qualquer que seja a realidade que se apresenta, quando resistimos a ela nós sofremos. Se aceitarmos aquela realidade da forma como ela se apresenta, o sofrimento desaparece. Se aceitarmos “profunda e completamente”, como dizemos quando estamos aplicando EFT, nos sentiremos em paz.

É claro que é fácil falar e difícil de fazer, mas é pra isso mesmo que existe a EFT. Para nos ajudar a limpar o sentimento de lamentação (e qualquer outro sentimento negativo) e atingir esse estado facilmente. Quem vem praticando sabe o quanto fica mais fácil. Vou falar mais adiante como podemos fazer isso.

Quando eu falo de aceitação da realidade, isso não quer dizer que vamos nos tornar uma pessoa passiva. Você deve continuar tendo o desejo de ter uma situação melhor e praticando ações para conseguir uma vida melhor, mas sem que isso lhe traga sofrimento com a sua realidade atual. Desejar que o engarrafamento acabe é apenas uma preferência e não uma necessidade que causa raiva e descontentamento.

Existe uma diferença entre preferir e necessitar. Entender essa diferença pode aliviar o sofrimento e ajudar na aceitação da realidade. Vou escrever depois um artigo específico sobre esse tema.

Para não sofrer nessas situações temos somente duas opções: (1) Mudamos imediatamente (ex.: sair da fila do banco e ir fazer outra coisa para depois retornar em outro momento de fila menor); (2) Caso não seja possível mudar naquele momento, aceitarmos incondicionalmente o que está ocorrendo.

A não aceitação da realidade é uma das causas de maior sofrimento no ser humano. Observe, também, que sofremos quando vemos algo na televisão (uma notícia ruim como uma tragédia, corrupção, injustiça etc.) pelo fato de resistirmos à realidade, pelo desejo de que não tivesse acontecido ou que fosse diferente, mas não foi. Repito, isso não quer dizer que vamos ser passivos e que nunca vamos tomar atitudes. Mas podemos fazer isso nos sentindo em paz.

A lamentação do passado também segue o mesmo princípio. “Como seria bom que meus pais tivessem sido de tal forma, só que eles não foram”. “Ah se eu não tivesse perdido aquela oportunidade, mas eu perdi”. “Fulano me roubou, mas se não tivesse me roubado eu estaria melhor”. “Tal episódio que passei foi uma injustiça” etc. Remoemos o passado desejando que tivesse sido diferente. Resistimos à realidade do que foi e, assim, sofremos.

Tenho uma cliente em tratamento que trouxe uma queixa enorme pra sessão. Uma coisa que estava causando profunda angústia e infelicidade a cada instante: seu apartamento é muito pequeno. Fica a duas quadras do shopping, mas é muito pequeno. Tem vista para o mar, mas no quarto não cabe uma poltrona. Dá pra ir andando à praia, mas o que importa é que o apartamento é pequeno. A área valoriza acima da média a cada ano, mas de que importa isso se o apartamento é pequeno?

Lamuriar causa depressão ou alimenta a depressão. Como, então, podemos usar a EFT para nos ajudar a sair desse quadro?

Observe algo na sua vida atual, algo que você não aceita. Liste todas as razões, queixas, lamúrias que vierem à mente a respeito dessa situação. Pode ser também uma pessoa que você não aceita. É possível fazer o mesmo processo – liste todos os defeitos e coisas que ele fez ou faz que você não aguenta.

De posse dessa lista de lamúrias, você agora tem um excelente material para aplicar EFT e tirar a carga emocional das suas queixas. Você pode fazer conforme o exemplo abaixo (para entender do que se trata, você precisa já ter lido o manual):

Frase de preparação: “mesmo que eu me sinta infeliz por ter esse apartamento pequeno, eu me aceito profunda e completamente.”

Agora, a cada ponto da EFT você ira falar as frases de lamúria:

Ponto topo da cabeça: “me sinto infeliz nesse apartamento pequeno”

Início da sobrancelha: “não cabe uma poltrona no quarto”

Lateral do olho: “me sinto sufocada nesse lugar”

Embaixo do olho: “eu morava em um apartamento tão maior”

Embaixo do nariz: “o elevador sempre aparece riscado”

Acima do queixo: “eu nunca vou ser feliz nesse apartamento”

Osso da clavícula: “não tenho privacidade”

Embaixo da axila: “me sinto infeliz”

Continue a rodada falando sobre o que incomoda. Reclame, se queixe, lamurie à vontade enquanto você bate nos pontinhos da EFT, pois eles são terminais de canais energéticos, o que vai fazer a energia circular, desbloqueando-a, trazendo a dissolução do sentimento negativo. Isso não vai reforçar o sentimento, como alguns podem pensar. O efeito que isso traz é o do limpar a carga emocional que está associada às lamentações. Fazendo o processo bem feito, você sentirá a cada rodada que as lamúrias vão ficando sem sentido, sem peso. É possível que no final você sinta que estava exagerando, é possível até que comece a achar graça das queixas.

Faça quantas rodadas forem necessárias. Para alguns casos, três ou quatro rodadas será o suficiente. Para outros, talvez trinta rodadas ou alguns dias fazendo várias rodadas por dia. Você só deve parar quando sentir total aceitação, paz interior. A vida assim fica muito mais leve.

  André Lima 



EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Um comentário: