sábado, 6 de junho de 2015

Meditar Sozinho e Meditar em Grupo



"Meu esforço aqui é para deixá-lo sozinho com a meditação, sem nenhum mediador entre você e a existência. Quando você não está em meditação você está separado da existência e esse é seu sofrimento.




Meditação não é nada mais que remoção de todas as barreiras, pensamentos, emoções, sentimentos os quais criam um muro entre você e a existência. No instante em que estes são abandonados, você subitamente descobre que está em sintonia com o todo; não apenas em sintonia, você realmente descobre que você é o todo.

Quando uma gota de orvalho desliza de uma folha de lotus no oceano, ela não acha que ela é parte do oceano, ela acha que ela é o oceano. E descobrir isso é a meta final, a suprema realização. Não há nada além disso.

Meus métodos podem ser usados em um grupo, mas o grupo não é necessário; você pode usá-los sozinho. Qualquer grupo pode se tornar uma dependência - para que você só possa trabalhar em grupo.

Fora do grupo, você está de volta ao seu eu usual. Quando você está no grupo você é uma certa pessoa; quando você deixa o grupo você é uma pessoa diferente.

Não quero que meu povo seja dependente. Está perfeitamente bem ter pequenos grupos, mas os métodos que dei a vocês são individuais; você pode trabalhar sozinho. Você não precisa de ninguém para vigiá-lo, porque meu método é que você tem que ser o vigia.

Sob os olhos vigilantes de alguém, do medo de alguém - e é claro, quando o próprio Gurdjieff (um mestre que usava somente métodos de grupos) está lhe observando, você não pode escapar, mas é algo como uma escravidão.

Embora ele esteja lhe levando para camadas mais profundas de sua energia, há algum tipo de violência, algum tipo de imposição, de escravização. É possível que você possa fazer quase o impossível em tal situação. Mas uma vez que Gurdjieff não esteja lá, você irá se tornar uma pessoa ordinária como você era antes.

Isto aconteceu com quase todos os discípulos dele. Embora eles tivessem pequenos grupos, eles eram todos medíocres, os mesmos. Ao invés de ajudar cada um a despertar, eles ajudam cada um a adormecer. Quando a gente começa a roncar, ao invés de ser um relógio despertador, ele também o ajuda a roncar.

Isso pode funcionar de ambas as maneiras. O grupo pode ser um espaço onde você pode se tornar mais alerta; e pode ser um espaço onde você pode se tornar mais adormecido.

E devido ao fato de as pessoas começarem a se tornar mais adormecidas nos grupos de Gurdjieff após a morte dele, estes grupos desapareceram. As pessoas se moveram sozinhas. Mas sozinho você não pode fazer esses métodos. Isso é um tipo de escravidão muito espiritual.

O mestre não pode garantir estar com você para sempre; algum dia ele partirá. Portanto você não deveria ser deixado em um espaço onde você não possa atuar sem ele. Para isso, uma preparação é necessária: desde o principio você trabalha sozinho.

Mesmo que você esteja trabalhando em um grupo você não depende do grupo; seu trabalho, seu método, é basicamente individual.

Assim, minha abordagem é individual. Não estou dando a vocês métodos escolares: estou dando a vocês métodos individuais, que podem ser feitos junto com amigos, que podem ser feitos sozinho. Então você tem liberdade.

O que venho dizendo a vocês é algo que não pode ser mal empregado por vocês de maneira nenhuma. E testemunhar é um fenômeno puramente individual.".

Osho em Light on the Path, #29



Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário