quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Vamo$ Falar $obre Dinheiro!





Como anda a sua vida financeira? Será que está do jeito que você gostaria? Quais são as suas crenças em relação ao dinheiro?

Se forem positivas, sua vida financeira deve estar indo muito bem, porém, se forem negativas, estão contribuindo para que você mantenha, ou até mesmo piore, o seu patamar financeiro.






Em primeiro lugar, gostaria de afirmar que toda crença negativa que temos com relação ao dinheiro é absolutamente falsa. Essas crenças são muito prejudiciais, mas o melhor de tudo é que podem ser eliminadas com facilidade utilizando a ferramenta *EFT – Emotional Freedom Techniques.

Mas, como assim, as crenças são falsas? Na verdade, o dinheiro não é bom nem ruim. É apenas energia. E você é quem decide fazer coisas boas ou ruins com ele. Tem pessoas que julgam o dinheiro como um “mal” desse mundo. No entanto, podemos pensar diferente. Podemos pensar que é um bem que pode melhorar o mundo, basta utilizá-lo com esse propósito.

Se você deseja melhorar financeiramente, o primeiro passo é identificar quais são suas crenças negativas com relação ao dinheiro. Aqui vão algumas; talvez você se identifique com umas ou com todas:

"Se eu tenho muito é porque alguém está passando necessidades"

"Só se ganha muito dinheiro explorando as pessoas pobres"

"Ter muito dinheiro não é tudo na vida"

"Tem muita gente rica que é muito mau caráter"

"É melhor ser um pobre honesto do que um rico safado"

"É melhor ser pobre com saúde do que um rico doente"

"Dinheiro não traz felicidade"

"Prefiro ser pobre e viver com dignidade"

"A riqueza não traz saúde"

"Sou pobre, mas tudo o que conquistei foi com o meu trabalho"

Muitas pessoas se orgulham ao pronunciar essas frases. Algumas vezes, elas são ditas para recriminar quem tem muito dinheiro, como se fosse algo errado. É fácil ver como essas crenças são falsas. Basta inverter a lógica das frases.

Observe agora as afirmações:

"Se eu tenho muito posso ajudar muitas pessoas que estão necessitadas"

"Só se ganha muito criando muitos empregos para as pessoas trabalharem"

"Ter muito dinheiro não é tudo na vida, mas deixar de tê-lo não melhora em nada a situação de ninguém"

"Tem muita gente pobre que é muito mau caráter"

"É melhor ser um rico honesto do que um pobre safado"

"É melhor ser um rico com saúde do que um pobre doente"

"A pobreza não traz felicidade"

"Prefiro ser rico e viver com dignidade"

"A pobreza não traz saúde"

"Sou rico, mas tudo o que conquistei foi com o meu trabalho"

A primeira lista de afirmações ainda parece ter o mesmo sentido agora?

Os pensamentos negativos sobre dinheiro derivam, primordialmente, da crença de que não há recursos suficientes para todos, não há dinheiro suficiente para todos, não há riquezas suficiente para que toda a população mundial possa ter uma vida próspera ao mesmo tempo. Quem acredita nisso, realmente, terá dificuldades em lidar bem com o dinheiro.

Essa crença acaba gerando o sentimento de que se os que têm muito é às custas de outros que têm que se manter com pouco, obrigatoriamente. Assim, é fácil se sentir culpado em ter dinheiro, pois o pensamento secundário, muitas vezes inconsciente, é de que outras pessoas estão passando necessidade por nossa causa, já que temos “muito”.

Para refletir sobre isso, gostaria de perguntar: quanto é muito dinheiro? Onde é que está esse limite? Quem determina quanto é muito e quanto é pouco?

Tem gente que diz: “Não é preciso ter tanto dinheiro, quero apenas o suficiente para ter uma vida confortável e poder pagar minhas contas em dia”. Aí eu pergunto: O que é uma vida confortável? Para alguns é ter o dinheiro do ônibus garantido, fazer três refeições por dia, ter um plano de saúde e conseguir pagar o aluguel em dia. Para outros é ter uma casa própria, um carro, poder viajar nas férias e garantir escola particular para os filhos.

Já outras pessoas consideram que ter uma vida confortável, além de tudo o que já foi citado, é poder também almoçar fora todos os fins de semana, trocar de carro de dois em dois anos, viajar para o exterior a cada três anos, etc, etc, etc... Sabe quem é que determina esse limite? Você! Você e as crenças negativas que “comprou” dos seus pais, da religião, da sociedade, etc... O limite absolutamente não existe.

Vamos comparar a abundância financeira com a abundância da saúde. Todos podem ter saúde ilimitada. A saúde é um direito de todos, não é preciso que uma pessoa perca um pouco da sua saúde para que outra deixe de ficar doente. Todos podem ter uma ótima saúde ao mesmo tempo. Não há restrição, há abundância para todos, bastam atitudes e pensamentos adequados para se ter saúde. O mesmo pensamento pode ser aplicado em relação ao dinheiro.

Vou listar agora algumas crenças negativas genéricas:

- Ganhar dinheiro é muito difícil

- Não ganho dinheiro porque a economia não cresce

- Está todo mundo sem dinheiro, como posso vender o meu produto/serviço?

- Tem que se trabalhar muito para ganhar dinheiro

- Só se ganha muito dinheiro sendo desonesto

- Quem quer ganhar muito é ganancioso

- Para ganhar dinheiro tem que passar por cima das pessoas.

Existem crenças mais específicas que nos impedem de ganhar dinheiro em certas áreas:

- Vendedores são uma praga (se você é um vendedor ou trabalhador autônomo que presta serviços terá sérias dificuldades em se promover)

- Profissionais de saúde (médicos, psicólogos, terapeutas) ganham dinheiro em cima do sofrimento dos outros (se você tem uma profissão que trabalha com a cura isto irá gerar um sério conflito)

- Ser empresário no Brasil é quase impossível (se você pensa em abrir um negócio este pensamento já é o início do fracasso).

Como, então, utilizar a EFT para acabar com essas crenças? Basta você listar todas as crenças negativas que tem, formar “frases de preparação” e aplicar a EFT uma por uma (esse procedimento está descrito na apostila gratuita de EFT). Exemplo:

- Apesar de me sentir culpado(a) por ter uma situação financeira razoável enquanto outras pessoas passam fome, eu me aceito profunda e completamente. Frases lembretes: Me sinto culpada, enquanto estou bem outras pessoas morrem de fome.

- Apesar de achar que pessoas que ganham muito são desonestas, eu me aceito profunda e completamente. Frase lembrete: Só se ganha bem sendo desonesto, os ricos são os que roubam...

Vá trabalhando crença por crença. Faça uma grande lista e aplique pelo menos três rodadas da “receita básica” (veja a apostila de EFT) para cada uma, até o final da lista. Depois volte ao início e repita tudo novamente.

Você irá perceber, então, que as crenças irão perder a força gradativamente. Chegará um momento em que você irá repetir a crença e ela não fará mais o menor sentido. É possível até que comece a rir delas. Quando isso acontecer, tire a crença da sua lista e continue trabalhando as outras que restaram até conseguir o mesmo resultado.

André Lima



EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário