terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Percepção é Um Fenômeno Aprendido







O poder da consciência não faria diferença em nossas vidas se a Natureza tivesse proporcionado a todos idênticas reações à experiência. Claro que não é assim; não há duas pessoas que compartilhem a mesma percepção de nada.









O rosto do seu bem-amado pode ser o rosto do meu pior inimigo, o prato pelo qual você anseia talvez cause náuseas em mim. As reações pessoais são aprendidas, e é daí que se originam as diferenças.

Aprender é uma maneira muito ativa de usar a mente e que leva a mudanças igualmente ativas no corpo. Percepções de amor, ódio, deleite e náusea estimulam o corpo em direções extremamente diferentes.

Para resumir, nossos corpos são o resultado físico de todas as interpretações que aprendemos a fazer desde que nascemos. Alguns pacientes de transplante relatam uma experiência excepcional após a recepção de um rim, fígado ou coração doados.

Sem saber quem foi o doador do órgão, começam a participar de suas lembranças. Associações que pertenciam a outra pessoa começam a ser liberadas quando os tecidos daquela pessoa são colocados dentro de um estranho.

Em um caso, uma mulher acordou após um transplante de coração ansiando por beber cerveja e comer Chicken McNuggets; ela ficou muito espantada, porque jamais quisera nem uma coisa nem outra. Depois que começou a ter sonhos misteriosos nos quais um jovem chamado Timmy a procurava, ela veio a descobrir quem era o doador do seu coração, do qual só sabia que fora vítima de um acidente fatal de trânsito; quando entrou em contato com a família dele, descobriu que se tratava de um rapaz chamado Timmy. A mulher ficou atônita ao descobrir que ele gostava muito de beber cerveja e fora atropelado quando voltava para casa vindo de um McDonalds.

Em vez de procurar uma explicação no sobrenatural para tais fenômenos, pode-se vê-los como uma confirmação de que nossos corpos são feitos de experiências transformadas em expressão física.

Tendo em vista que a experiência é algo que incorporamos (literalmente, "fazer entrar num corpo"), nossas células foram instiladas com nossas lembranças; assim, receber as células de uma outra pessoa é receber, ao mesmo tempo, as suas lembranças.

As suas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com os seus pontos de vista pessoais. Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se transforma na interpretação quando a internaliza.

Quem está deprimido por causa da perda do emprego projeta tristeza por toda parte no corpo, a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se. O nível dos hormônios baixa, o ciclo do sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até mesmo suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontrar um novo emprego, e se for um emprego mais satisfatório, a produção de neurotransmissores, hormônios, receptores e todos os outros elementos bioquímicos vitais, até o próprio DNA, começará a refletir esta súbita mudança para melhor.

Embora consideremos que o DNA é um depósito fechado de informações genéticas, seu gêmeo ativo, o RNA, responde pela existência do dia-a-dia. Estudantes de medicina em época de exames mostram uma produção menor de interleucina 2, um elemento químico crítico na reação do sistema imunológico que combate o câncer.

A produção de interleucina 2 é controlada pelo mensageiro RNA, o que significa que a ansiedade do estudante frente aos exames está se dirigindo diretamente a seus genes. Este ponto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos.

A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido; o processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia. Sua interpretação de como você está envelhecendo é importantíssima para o que vai acontecer nas próximas quatro, cinco ou seis décadas.

Em termos neurológicos, um sinal cerebral é apenas um conjunto de flutuações de energia. Se você estiver em coma,esses sinais não têm significado;quando você está alerta e consciente, os mesmos sinais abrem-se para infinitas interpretações criativas.

Shakespeare não estava sendo metafórico quando escreveu a fala de Próspero que diz: "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."O corpo é como um sonho manifesto, uma projeção em três dimensões de sinais cerebrais, quando estes se transformam em um estado que chamamos de "real".

O envelhecimento não passa de um conjunto de transformações mal dirigidas, processos que deveriam permanecer estáveis, equilibrados e autorrenovadores, mas que se desviam do curso adequado.

Isto aparece como uma mudança física, e no entanto o que realmente aconteceu foi que sua consciência — a da sua mente ou a de suas células, não importa — desviou-se primeiro. Ao tornar-se consciente do desvio ocorrido, você pode trazer a bioquímica do seu corpo para a trilha certa novamente.

Não há bioquímica fora da consciência; cada célula do seu corpo é totalmente consciente de como você pensa e de como se sente a seu próprio respeito. Uma vez aceito este fato, toda a ilusão acerca de ser vitimado por um corpo irracional e que se degenera de forma aleatória, desaba.

Deepak Chopra




Fonte: Extraído do Livro "Corpo sem Idade, Mente sem Fronteiras"

Nenhum comentário:

Postar um comentário