segunda-feira, 30 de março de 2015

Orgulho, Ego, Medo

O orgulho é mais uma das diversas facetas do ego que surge em detrimento do medo. Ele faz com que você fique inseguro e, por consequência disto, passe a sentir a necessidade de estar no controle das situações e das pessoas. Trata-se de uma busca incessante pela zona de segurança que, de forma ilusória, faz com que você imagine não estar sentindo esse medo que, dia após dia, vem gerando o seu desconforto atual.


Estou falando do medo da rejeição, o medo de ser traído e o medo de ser passado para trás, pois esse é o papel do ego, o de garantir a sua sobrevivência. E para isso, a principal ferramenta utilizada por ele é o atributo medo, portanto, ele tem o seu papel e não deveria ser ridicularizado por movimentos espirituais modernistas.

Porém, sobreviver, nada tem a ver com viver, pois sobrevivência representa luta, autodefesas baseadas em ataques, traições e estratégias. E como você já deve ter notado, isto é o antônimo da felicidade e da paz

Todo esse processo de controle não passa de uma série de subterfúgios mentais, mentiras, ilusões, e um terrível pesadelo com teias invisíveis que tornam você um escravo de você mesmo. Pois, da mesma forma que a sua mente age desta forma, a da pessoa que você está tentando controlar também o fará. Trata-se de uma guerra entre egos; e, como eu tenho falado insistentemente, medo só gera medo, assim como guerra só pode resultar em mais guerras.

Portanto, chegou o momento de você assumir o controle da sua própria vida, de entender que nenhum outro ser humano está aqui para atender as suas expectativas e que, prioritariamente, ninguém é responsável pela dura missão de lhe fazer feliz.

Diogo Beltrame.


Universalista, Terapeuta Quântico, Consultor Metafísico,
Formador de Terapeutas Holísticos, Mestre em Reiki,
Renascedor e Palestrante

Fonte: Diogo Beltrame - Facebook

Um comentário:

  1. Mt bom post, mas olha eu sei que não posso controlar as coisas e/ou pessoas fora do meu raio de ação, que eu tenho que sair da minha zona de conforto, porém, de onde tiro a coragem necessária para isso? desde já gradeço ela sua atenção!!!

    ResponderExcluir