segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Desenvolvendo a Autoconfiança


Todos nós temos certo nível de insegurança interior. Somos mais seguros em algumas áreas do que em outras. É importante saber que podemos melhorar bastante, mesmo nas áreas onde já nos sentimos seguros.



Vamos definir primeiro o que seria ter autoconfiança, quais as características, pensamentos e sentimentos que são típicos de uma pessoa extremamente confiante. Olhando para o padrão positivo, a gente consegue identificar onde não estamos de acordo e vemos assim a nossa negatividade.

Antes da definição, uma pergunta: será que alguém tem uma autoconfiança grande porque as coisas deram certo na sua vida ou as coisas acabam dando certo porque ela teve autoconfiança? Eu acredito que haja uma relação entre as duas coisas. Depende do que aconteceu de bom na sua vida (isso nos faz acreditar mais), mas depende muito mais de como você interpreta e aprende com as experiências ditas negativas (e as positivas também).

Vamos imaginar, então, alguém que carregue dentro de si um padrão emocional e de pensamentos de uma extrema autoconfiança. Vou descrever brevemente o que se passa no padrão mental dessa pessoa, como ela age, como se sente, e o que pensa:

1. Se sente merecedora. Acredita que merece coisas boas e que elas podem e devem acontecer na sua vida. Gosta de receber. Aceita elogios e prêmios pelas realizações que atinge.

2. Tem persistência nas coisas que faz e que considera importante. Mesmo quando outras pessoas são contra e quando não está dando certo inicialmente; mesmo quando perde algumas batalhas.

3. Se perdoa pelos erros que cometeu no passado. Aprende com os erros, se fortalece e segue em frente. Não se lamuria e tem gratidão pelo que já conquistou.

4. Perdoa as pessoas e situações do passado que contribuíram de forma negativa na sua vida. Aprende também com essas experiências e continua crescendo. Também não se lamuria dessas situações. Não leva as coisas para o lado pessoal.

5. Acredita que pode fazer ainda mais sempre que atinge uma meta, que o crescimento é ilimitado.

6. Tem uma voz interior (diálogo interno) positiva, mesmo quando as coisas não estão indo muito bem. É cheia de otimismo e esperança.

7. Lida bem com as críticas e com os julgamentos alheios, não se intimida. Quando a crítica é verdadeira, aprende com ela.

8. Sente que sua vida depende majoritariamente das suas ações e pensamentos e não da “sorte” ou circunstâncias externas. Ou seja, assume responsabilidade pela própria vida.

9. Entende que é uma pessoa que tem capacidades como qualquer outro ser humano que seja bem sucedido e que se algo não vai bem na sua vida é porque precisa desenvolver habilidades que ainda não desenvolveu.

A lista que fiz é apenas um pequeno resumo de qualidades. Poderia listar ainda muito mais. Nos próximos textos vou desenvolver sobre os tópicos acima citados e como podemos aplicar a EFT para obter resultados em cada um deles.

E existem pessoas assim? Sim, claro. Elas realizam grandes coisas que ninguém entende como pode ser possível. E qual a única diferença entre elas e as pessoas “comuns”? Somente seus pensamentos e emoções. É bom saber que hoje temos técnicas como a EFT para nos ajudar a chegar mais próximo desse padrão. É possível!

Assisti recentemente a um filme sobre a vida de Nelson Mandela. Fiquei impressionado com a autoconfiança daquele homem que passou 30 anos (mais ou menos isso) preso, passando por situações de degradação e injustiça. Certamente que ele deve ter tido sequelas emocionais. Mas, ainda assim, manteve a ética, o respeito pelas pessoas e depois que foi solto elegeu-se presidente. Pra mim é uma personalidade com um padrão de autoconfiança extremo.

Outro filme muito bom, com Will Smith, se chama “Em busca da felicidade”. É baseado em uma história real, um exemplo extremo de perseverança. Bons filmes. Recomendo a todos.

No final da série, estarei enviando uma série de afirmações positivas que são o padrão de pensamento das pessoas mais autoconfiantes que possa existir. Você poderá ver e ler, literalmente, como essas pessoas pensam e sentem nas mais diversas situações.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário