quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Os Muitos Mestres de Junnaid



Não há situação que não contenha uma lição. Todas as situações possuem potencial, mas você precisa descobrir qual é. Talvez não seja aparente na superfície. Você deverá examinar todos os aspectos da situação.



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Incrível Força Interior de Cada Um de Nós







Todos nós temos um lugar no nosso interior de uma força inabalável. É diferente daquela força convencional que passa por cima de qualquer coisa. Essa força consiste apenas de paz profunda, uma paz que não é perdida por nada nesse mundo.








Liberando o passado...



Noite dessas perdi o sono e... aproveitando a deixa, minha mente começou a viajar no passado e trazer à tona situações antigas... e no fio dos pensamentos vinham outros caminhos que teriam minha vida "se" eu tivesse feito outras escolhas... e nos embalos do "se" outras situações foram vindo e outros caminhos possíveis, mas que não foram os escolhidos, também se manifestaram nos meus pensamentos.




E a cada possibilidade diferente de escolha, mais possibilidades de caminhos se abriam e me faziam viajar por estradas não percorridas... essas viagens, a princípio atrativas e encantadas, foram me trazendo pouco a pouco um cansaço e todo um peso que parecia não combinar com as imagens que apareciam...

Foi quando fui salva por uma voz que, parece, estava acima dos pensamentos e falou: "se" não existe e só te prende ao passado...

domingo, 27 de outubro de 2013

Por que a grama do vizinho sempre parece mais verde?



Passamos por períodos ou até mesmo anos a fio em que nada aparenta ter solução. A impressão que se tem é que de fato chegamos ao fundo do poço e por mais incrível que possa parecer continuamos cavando...

Por vezes, temos que tomar decisões complicadas, porém, nossa vontade não corresponde ao que deveríamos fazer.




É nesses tais momentos que olhamos à nossa volta e parece que tudo e todos têm suas vidas organizadas e são felizes. O termo de comparação é sempre cego e cruel quando estamos fora de nosso pleno equilíbrio.

Em momentos de desestrutura emocional, agimos movidos por uma energia negativa que não nos pertence. Essa energia é uma repetição de algum fato similar que já aconteceu em nossas vidas e no desejo intenso de não terminar com uma história igual, agimos de forma precipitada e erramos. Qualquer tomada de decisão só pode ser feita quando sua energia estiver equilibrada. A primeira etapa de estabilização de sua energia corresponde à eliminação dos bloqueios que lhe fazem repetir histórias.

sábado, 26 de outubro de 2013

A Palavra do Mestre




"A espiritualidade é exatamente como o sexo. O sexo necessita de uma certa maturidade; aos catorze anos de idade a criança estará preparada. O seu próprio impulso estará ali. Ela começará a perguntar e ela gostará de saber mais e mais a respeito do sexo. Somente então existirá a possibilidade de lhe explicar certas coisas.





quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Que é a Depressão?

Amado Osho,
Antigamente se chamava melancolia; hoje se chama depressão e é considerada um dos maiores problemas psicológicos dos países desenvolvidos. Ela é descrita como uma sensação de desespero ou um estado sem esperança, uma perda de autoestima sem nenhum entusiasmo ou interesse pelo ambiente. Em adição, existem sintomas físicos de falta de apetite, falta de sono e uma perda da energia sexual. Os tratamentos com eletrochoque foram largamente abandonados hoje em dia e as drogas e a terapia verbal parecem ser igualmente efetivas - ou não efetivas. Explicações para a depressão têm variado do químico para o psicológico. O que é a depressão? É uma reação a um mundo depressivo, um tipo de hibernação durante 'o inverno de nosso descontentamento'? É a depressão somente uma reação à repressão - ou opressão - ou é apenas uma forma de autorrepressão?

Maha Lakshmi Ashtakam (HD)


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mudanças...mudanças...mudanças...





O momento pelo qual estamos passando acena com muitas mudanças, de todos os tipos em todos os níveis... O que percebo pela minha experiência e pela de pessoas próximas é que parece que o Universo resolveu revolver tudo para que nada fique sem ser passado a limpo...





E quando cooperamos com as mudanças elas se tornam ainda maiores porque focamos naquilo... e o Universo nos apoia no sentido de nos ajudar a liberar tudo que precisa de liberação... quando temos essa intenção profunda.

Foi o que notei quando arrumei meus armários tirando tudo que não usava mais ou que nunca usei e que só estava lá esperando um dia, sei lá quando, que iria usar... Guardei tudo com Amor, em caixas, e fui levar o que estava novo ou em bom estado em um local que distribui para quem necessita.

O foco na gratidão...




A vida nos apresenta surpresas boas ou não... mas, poucas vezes agimos para aproveitar todas as oportunidades que nos chegam com os acontecimentos, especialmente com os ditos ruins, que surgem de forma inesperada...

Quase sempre nossa primeira reação é não aceitar aquilo, principalmente se julgamos que é injusto passar por algo que não merecemos...





Lembrando que ninguém colhe o que não plantou, julgar qualquer coisa que nos acontece como injusta, vem do nosso ego, que só enxerga o problema como um fato isolado sem colocá-lo dentro de um contexto mais amplo, como algo que está além da compreensão dos nossos cinco sentidos... e que, de uma forma ou de outra somos responsáveis pela criação daquele problema na nossa realidade...

Então, é muito importante assumir que somos 100% responsáveis por tudo que atraímos... entendendo que, mesmo que não esteja ao alcance da nossa compreensão consciente, faz parte do que viemos para liberar e aprender nessa nossa jornada aqui na Terra...

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sobre o Vegetarianismo




Sou vegetariano e gostaria que todo o mundo se tornasse vegetariano. Deveríamos criar uma regra que nenhuma comida não-vegetariana deveria fazer parte do cardápio das universidades, pois matar e praticar a violência em nome da alimentação é tão feio e desumano que não se pode esperar que essas pessoas se comportem de uma maneira amorosa, sensível, humana.






quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Mente é Orientada Por Metas



Amado Osho,
Durante o exercício do caminhar consciente no grupo de Vipassana, hoje, eu observei que a minha velocidade foi diminuindo e parou. Parecia não haver necessidade alguma de movimento. Para onde, para quê? Simplesmente não havia mais qualquer meta.

Osho, você poderia falar a respeito do segredo de estar no corpo e do que o mantém em movimento?




quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Andar Sobre Brasas (fire walking)




Uma nova experiência conduzida pelo brasileiro Roberto Shinyashiki (Sw Ashiwad) aconteceu na noite do dia 27 de Janeiro passado no campus da comuna de Osho em Puna.





terça-feira, 15 de outubro de 2013

Roberto Shinyashiki (Swami Ashirwad) Sannyasin do Osho




Para encerrar o ano de 2004 temos uma entrevista com Swami Ashirwad (Roberto Shinyashiki) cujo nome dispensa apresentação para os brasileiros pois é o autor de best sellers como Sucesso é ser feliz, Amar pode dar certo e A caricia essencial.





domingo, 13 de outubro de 2013

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Sobre o Florescimento, o Acordar, a Autorrealização e a Iluminação


Manhã de 20 de Março de 1987 no Auditório Chuang Tzu, Puna, India

AMADO OSHO,
HÁ POUCO TEMPO, VOCÊ DISSE QUE A PRIMAVERA CHEGOU E QUE MUITOS SANNYASINS ESTÃO PRONTOS PARA FLORESCER. "FLORESCIMENTO", "ACORDAR" E "AUTORREALIZAÇÃO".
TODOS SIGNIFICAM ILUMINAÇÃO, A SUPREMA VERDADE? OU HÁ UMA DIFERENÇA? E UMA PESSOA, DEPOIS DE TER ATINGIDO, PODE RECAIR NA IDENTIFICAÇÃO COM A MENTE?

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quando Tocamos Nossos Limites



Na maior parte do tempo, estamos mais conscientes de como os outros nos tratam do que de como nós mesmos nos tratamos.

Isso ocorre porque estamos pouco familiarizados com a possibilidade de sentir nossos próprios sentimentos sem nos sobrecarregarmos com os ditames dos pensamentos rígidos advindos da autocrítica.




Como Fazer Para Melhorar a Prosperidade Financeira?




A prosperidade financeira depende de uma série de fatores interiores do ser humano. Vai muito além do aprendizado técnico, ou de uma formação educacional como uma faculdade ou pós-graduação.





terça-feira, 8 de outubro de 2013

A voz do ego...A voz da alma...



Todos nós buscamos a felicidade, e nessa busca percorremos caminhos que nem sempre nos levam a ela, muitas vezes,nos afastam cada vez mais do ponto onde a felicidade se  encontra. Aprendemos a querer coisas que na verdade não queremos, numa total incoerência com a nossa natureza…



Desde criança somos levados a acreditar que a felicidade será encontrada em coisas fora de nós, e nos são dadas ao longo dos tempos muitas possíveis fórmulas prontas, e muitos caminhos que apontam para a tão buscada felicidade.

E acabamos acreditando que fora daqueles padrões e daqueles conceitos não existe a menor chance de ser feliz… e vamos por aí, conquistando coisas, cargos, status, stress… menos a felicidade. Dá um sentimento de vazio quando constatamos que não era bem aquilo que esperávamos, uma sensação de ter vencido a corrida e não ter levado o prêmio.

Mania de Criticar



Quando a tensão num relacionamento está muito alta, é comum transpor os desafios por meio de discussões que levam a rompimentos. Devido a ressentimentos não expressos e a frustrações não digeridas, criticamos o outro como uma forma de pedir por mais atenção. Que estranha mania: diminuímos o outro com a intenção de que ele nos dê mais!




Liberte-se do Lixo Emocional e Cure a Você Mesmo



Ao longo da vida passamos por várias situações negativas: mágoas, tristezas, frustrações, culpas, medos, raivas, brigas em família, humilhações sofridas na escola, falta de atenção dos pais, rejeição, traições, acidentes, violências sofridas...




Aceitação





A Aceitação é algo tão precioso que pode mudar completamente o rumo das nossas vidas, a começar pela aceitação das coisas que temos dentro de nós.







Sei que muitas vezes é difícil a gente perceber a que estamos resistindo, porque camuflamos tão bem coisas que aprendemos que não são boas, que só através do outro podemos nos enxergar. Mas,outras vezes, negamos sentimentos que estão ali nos cutucando, tentando chamar nossa atenção, pedindo por liberação.

Nessas horas, se não resistimos, e aceitamos olhar de frente... com cuidado e carinho pela gente mesmo, podemos liberar e ampliar nossas possibilidades, pois, a energia que gastamos tentando negar e esconder "a nossa sombra", se torna então disponível para ser usada para a nossa felicidade, e não contra ela...

domingo, 6 de outubro de 2013

Como se Tornar Uma Pessoa Sortuda




Antes de me tornar terapeuta as coisas davam muito errado. Eu tinha uma firma de engenharia e tudo, ou quase tudo dava errado. Era incrível como se configurava uma questão de falta de sorte. Parecia que o azar me perseguia.




sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Porque Permanecer Com Um Único Mestre






Amado Osho,
Eu não compreendo por que os mestres iluminados criticam um ao outro. Não estão eles todos trabalhando na direção do bem mais elevado? Não são eles diferentes sabores da mesma verdade?







quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Só Pode Ser Livre a Pessoa Que Aceita a Responsabilidade de Ser Ela Mesma




Para ser totalmente livre, a pessoa precisa estar absolutamente cons­ciente, pois nosso cativeiro está enraizado na nossa inconsciência; ele não vem de fora.





Quan­to Mais Comum, Mais Verdadeiro






Deveríamos nos permitir ser guiados pelo que é comum a todos. "Heráclito"







Abundância Ilimitada, Você Acredita?


Os recursos são escassos. Isso é aprendido no estudo da economia. As pessoas têm medo que os recursos naturais acabem: petróleo, gás, água, árvores e etc... O quanto isso afeta pessoalmente as suas finanças? O quanto isso afeta a economia mundial?


O Que Você Deseja Realmente?






Todos nós temos inúmeros desejos nas mais variadas áreas: Um bom relacionamento; prosperidade financeira; perder peso; melhorar a aparência; desejo que o marido pare de beber; que o filho seja mais responsável; de se realizar na profissão; de ser aceito, admirado e reconhecido pelos outros; e etc...







As marcas do meu passado






Longas estradas percorremos; por vezes, atalhos sem saída pegamos, mas o desejo contínuo de realização pessoal sempre se apresenta como combustível em nossa caminhada.








Um desejo de alma representa a realização de sua missão de vida. Este desejo pode vir de várias formas: no desejo de ser mãe ou pai, no desejo de conquistar algo, no desejo de expandir suas ideias, no desejo de conquistar coisas, no desejo de fazer bem aos outros...

Mas um desejo que pulsa em seu coração não deve jamais ser ignorado, pois abrir mão dele pode representar no seu futuro uma frustração.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Riso: Um Vislumbre de Deus





Osho,
Amo ouvir você rindo, amo as suas piadas, amo você. Amado mestre, você poderia nos falar sobre o riso?